Domingo, 22 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Realização mensal de cirurgias ortopédicas de alta complexidade é definida pelo MP

qua, 30 de abril de 2014 00:01
Representantes do Legislativo, Executivo e da Santa Casa participaram da audiência pública. Foto: Gazeta do Triângulo

Representantes do Legislativo, Executivo e da Santa Casa participaram da audiência pública. Foto: Gazeta do Triângulo

TALITA GONÇALVES – Uma medida para diminuir a espera por tratamento ortopédico no município foi definida em audiência pública realizada na tarde de ontem. O Ministério Público firmou um Termo de Ajuste de Conduta com o município e a Santa Casa para a realização de três cirurgias ortopédicas de alta complexidade por mês em Araguari.

Os procedimentos têm data marcada para começar: a partir do dia 12 de maio, custeadas por meio de repasse mensal do município no valor de R$ 37,5 mil à Santa Casa. A cada mês, três operações devem ser realizadas, até 12 de julho de 2017. Depois disso, o ritmo deverá ser de duas cirurgias mensais, com repasse de R$ 25 mil.

Dados da secretaria de Saúde apontam que existem 900 pacientes na fila para cirurgias ortopédicas. Deste total, de 10 a 15% são de alta complexidade.

Serão beneficiados com a novidade aqueles que estão cadastrados na secretaria de Saúde há mais tempo. Novos cadastros serão abertos após o fim da demanda acumulada.

A promotora de Justiça e Curadora da Saúde, Cristina Fagundes Siqueira, informou à reportagem que os procedimentos eletivos de baixa, média e alta complexidade não são realizados desde 2005. Na Promotoria, existem processos com data de 2002 e 2004. Ela explicou ainda que os pacientes eram encaminhados para Uberlândia, mas não conseguiam atendimento devido à prioridade para casos de urgência e emergência.

O documento instituiu a formação de uma comissão com um representante da secretaria de Saúde, equipe médica da Santa Casa, comissão de Saúde da Câmara e do Conselho Municipal de Saúde.

Eles deverão se reunir para analisar e definir que a ordem de chamada dos pacientes seja cronológica de cadastro ou critérios médicos que indiquem a necessidade de uma cirurgia com maior rapidez.

O primeiro encontro está marcado para o dia 7 de maio, na secretaria de Saúde. As reuniões deverão se repetir na primeira quarta-feira de cada mês e o assunto posteriormente repassado ao Ministério Público até o dia 10 de cada mês.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: