Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Raul Belém afirma que não haverá mudanças no funcionamento do presídio de Araguari

qui, 9 de dezembro de 2021 09:35

Da Redação

Deputado estadual Raul Belém, que buscou diálogo com Governo Estadual para reverter mudanças no presídio de Araguari.

Nos últimos dias, as famílias de presos que cumprem pena no presídio de Araguari, de policiais penais que atuam no local e de envolvidos na execução penal, têm passado por momentos de estresse e ansiedade. Na semana passada, 30 presos haviam sido transferidos do município para unidade prisional da cidade de Uberlândia.

A movimentação estaria relacionada com possíveis mudanças no presídio de Araguari, que passaria a receber na unidade somente mulheres e público LGBTQIA+.

Diante disso, uma das primeiras autoridades a se manifestar contra as possíveis mudanças foi o deputado estadual Raul Belém (PSC). Ele organizou uma frente de diálogo e emitiu uma nota contrária às alterações que poderiam ocorrer. A Nota Oficial teve como signatários outras autoridades, o prefeito de Araguari Renato Carvalho (Republicanos), o presidente da Câmara Municipal de Araguari, vereador Léo Mulata (Republicanos), o deputado federal Zé Vitor (PL), a defensora pública Vanessa Moreira de Oliveira, o presidente da OAB/Araguari Sérgio Borges, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araguari, Bruno Brandão.

Nesta quarta-feira, 8, o parlamentar mineiro voltou a se pronunciar a respeito do assunto, e afirmou que as mudanças não acontecerão, e que esteve reunido com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG) nos últimos dias. “Sei que a possibilidade de transferência de mais de 300 presos de Araguari para outras localidades, e a vinda de outros presos para a cidade, ao longo dos últimos dias, geraram muita ansiedade e angústia. Conversei com o secretário Rogério Greco, que recuou da mudança, que não acontecerá mais. Agradeço ao governador Romeu Zema (Novo), que ouviu os representantes do povo de Araguari, uma vez que al feito realmente não seria bom para o município. Agradeço também as entidades que apoiaram, agradeço a prefeitura de Araguari, a Câmara Municipal, a OAB, a Polícia Penal, o Ministério Público, a Defensoria Pública, [dentre outros]”, disse o deputado. “Política se faz com diálogo, discussão e entendimento. Fizemos isso nos últimos dias e alcançamos esses resultados. As famílias dos presos procuraram nosso gabinete e sei que estiveram muito angustiados”, acrescentou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: