Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Radar – Outros tempos

qua, 8 de janeiro de 2020 05:02

Radar

OUTROS TEMPOS

Diferente de tempos atrás, a partir deste ano Araguari pode viver algo jamais inusitado em relação a recursos destinados pelos deputados Raul Belém (PSC); Zé Vitor (PL); Doorgal Andrada (Patri) e Lafayette Andrada (Republicanos). Ontem pela manhã, o diretor executivo do Imepac, José Julio Lafayette esteve no bairro Ipê acompanhando do prefeito Marcos Coelho, políticos e comunidade para entregar o documento oficial do depósito na conta do município de 750 mil reais de recursos federais destinados para a cidade através dos deputados Doorgal e Lafayette para a construção de uma unidade de saúde no bairro. O prefeito de imediato pediu para licitar e iniciar a obra.

QUESTÃO DE AJUSTES

Quem também havia destinado recursos do Estado na ordem de R$ 1,2 milhão para construção da mesma unidade de saúde no Ipê, foi o deputado estadual Raul Belém através de emendas impositivas com previsão, segundo o próprio deputado, de serem pagas em março. Com a decisão do prefeito em optar pelo recurso acima, certamente Raul deve destinar para outra finalidade no mesmo bairro onde ele diz ter um compromisso com os moradores.

SOBRE A DUPLICIDADE…

Sobre a emenda destinada por Raul Belém, o prefeito justificou que não poderia abrir mão de um recurso federal que estava na conta do município, para aguardar o Estado que, segundo ele, até hoje não conseguiu pagar uma emenda de cem mil reais para aquisição de um caminhão para recolher animais em vias públicas, também destinada pelos Andradas.

PRESTANDO CONTAS

Ontem a tarde estava agendada a visita do deputado federal Zé Vitor (PL) ao gabinete do prefeito Marcos Coelho para apresentar a planilha com destinação de emendas feitas por ele para esse ano de 2020.

NADA MUDOU

Em novembro noticiei na Radar que o Estado iria pagar multa diária de cinco mil reais que poderia chegar até cem mil reais, por falta de sinalização e manutenção da Rodovia LMG-748, principal via de acesso ao Distrito Industrial de Araguari. A Ação Civil Pública foi do Ministério Público local desde 2015, com liminar em 2017. A decisão do Tribunal de Justiça foi publicada no dia 13 de novembro 2019.

FISCALIZAÇÃO

O Ministério Público recomendou e o PROCON vai colocar fiscalização por 30 dias na Caixa Econômica Federal de Araguari após inúmeras reclamações de usuários. Nesta terça-feira, clientes reclamaram para a nossa reportagem que há muitos correntistas na agência e as filas estavam mal organizada; tudo isso será anotado e levado para a Promotoria de Defesa do Consumidor.

CHAMADA GERAL

A secretaria de Administração da prefeitura de Araguari informa que nos próximos dias fará a contratação de servidores temporários para os cargos de serviços-gerais masculino e feminino, vigias e cantineiras aprovados em processo seletivo realizado no ano de 2017. Essa contratação se faz necessária porque os contratos dos servidores anteriores estão vencendo no início deste ano e não podem ser renovados. Portanto, trata-se de uma substituição dos servidores contratados. O secretário de Administração Carlos de Lima Barbosa informa ainda, que essas vagas temporárias serão disponibilizadas na terceira fase do concurso público previsto para este ano (2020).

CORRE CORRE

As novas regras para o cheque especial, que entraram em vigor na segunda-feira, 6, e que limitam a cobrança de juros em 8% ao mês – equivalente a 151,8% ao ano –, estão provando que a concorrência pode funcionar bem como reguladora do mercado, ao menos em parte dele. Como os bancos receberam sinal verde do Conselho Monetário Nacional (CMN), do Banco Central (BC), para cobrar tarifa de 0,25% sobre o valor pré-aprovado em conta corrente, para crédito acima de R$ 500, a fim de compensar as perdas de receita com as mudanças, as instituições estão se movimentando para evitar a fuga de clientes. A cobrança vale para contas novas. Para as antigas, a regra entra em vigor a partir de junho.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: