Sábado, 23 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Radar – Tarda mas não falha

ter, 29 de novembro de 2016 05:06

abertura radar

TARDA MAS NÃO FALHA

Graças ao trabalho da Promotoria de Justiça de Araguari, teria sido arrecadado cerca de R$ 1,6 milhão em 2015 e para 2016 esse valor pode chegar à casa de dois de milhões de reais relacionados a condenações principalmente de políticos de Araguari. Um dos exemplos foi a condenação de devolução de dinheiro (salários) recebidos indevidamente por nove vereadores na década de noventa que ficaram conhecidos por “G9”. Alguns vereadores parcelaram a devolução do valor e outros estão com seus bens bloqueados pela justiça até hoje.  A previsão é que estes valores sejam investidos em ações ligadas à 4ª Vara Cível, defesa de patrimônio público, defesa de direitos humanos e apoio comunitário, combate à violência doméstica e familiar contra a mulher e audiências precatórias criminais.

RECORDANDO

A ação popular contra os nove vereadores  “G-9 “ foi ajuizada por volta de junho de 2000. Ainda permanecem contra o “G9” execuções de penas de multa e restituição de valores conforme citados acima. Outro grupo de Vereadores responde execução do dinheiro a ser devolvido relativo a salários/subsídios recebidos acima do permitido no primeiro semestre de 1993. Além de devolução, boa parte dos vereadores teve seus direitos políticos cassados por oito anos, cujo prazo venceu em 12 de maio deste ano. No entanto, permanecem inelegíveis por mais algum tempo, por força da lei de inelegibilidade. Não em decorrência da sentença, mas uma espécie de quarentena por força de lei, depois que acaba a suspensão de direitos políticos.

MÃE FEDERAL?

.

.

 

Depois de participarem no final de semana de um encontro importante do PRTB, o vereador eleito “Mãe Preta” recebeu o incentivo do seu partido para ser o candidato a federal por Araguari em 2018. Ailton Souza que é presidente do PRTB em Araguari e futuro secretário Antidrogas no governo “Marcão”(PMDB)  deve ser confirmado nos próximos dias frente o comando do partido na região. A intenção do PRTB no estado é dobrar com o candidato a deputado estadual que sairá do grupo do prefeito eleito Marcos Coelho.

AMEAÇA

Insatisfeitos com seus salários, médicos da rede municipal estariam planejando paralisar os trabalhos até que seja revista a questão dos vencimentos pagos pela prefeitura.

PREVENÇÃO

Para evitar um caos na saúde pública antes mesmo de assumir o governo, Teresa Cristina Griep, teve que antecipar sua participação na transição do governo e passou a tarde de ontem na sede da prefeitura com o atual secretário de Administração Braulino Borges. Como se sabe, Teresa será secretária de Administração do governo Marcos Coelho e foi autorizada a receber informações sobre a pasta e evitar não só uma situação como a dos médicos, mas também de outros compromissos do município.

LIBERADOS

Diferente de Teresa Cristina que iniciou ontem, os demais componentes da equipe definida pelo prefeito Marcos Coelho (PMDB) iniciarão a transição do governo na próxima quinta-feira 1º. Essa é a data autorizada pelo prefeito Raul Belém (PP) para que as portas da prefeitura sejam abertas e inicie a passagem do governo; essa informação veio do prefeito eleito Marcos Coelho à Radar.

CAMARADAGEM

Segundo fontes desta coluna, o prefeito eleito Marcos Coelho (PMDB) teria sido procurado por uma pessoa ligada ao prefeito de Uberlândia Gilmar Machado (PT) solicitando a permanência de algumas pessoas em cargos de confiança na prefeitura de Araguari. A coluna não conseguiu no dia de ontem confirmar a informação com o próprio “Marcão”.

79 ANOS DE HISTÓRIA

Na edição do dia 10 de setembro de 1937, a Gazeta do Triângulo trouxe uma coluna oficial da Prefeitura de Araguari onde eram divulgados os despachos do prefeito na época em relação a pedidos dos araguarinos. Seguem alguns deles: permissão do prefeito para limpar terreno, construir calçadas; construir garagem; pedido de caderneta de Chouffer ; instalação de tanques para lavar roupas e furar cisternas, entre outros. Resumindo, não era permitido realizar nada sem autorização do prefeito mesmo que fosse no seu patrimônio.  A resposta vinha frente a publicação.

MENSAGEM RECEBIDA

Parabéns ao Radar. Sucesso tem causa: aqui, misto de inteligência, espírito crítico, cidadania, informação correta, tudo interessante, com boa dose de curiosidade. Tudo útil e divertido.

Joaquim Godoy – Advogado e ex-vereador em Araguari.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: