Sábado, 23 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Radar – Quem poderia imaginar?

ter, 24 de junho de 2014 00:01

Abertura Radar
CHARGE 24062014
QUEM PODERIA IMAGINAR?
Se ainda estivesse no PV, partido pelo qual disputou as eleições para deputado federal em 2010, Raul Belém — que na ocasião teve exatos 45.650 mil votos, assumiria essa semana na condição de segundo suplente no lugar do Subtenente Gonzaga (foto) primeiro suplente que assumiu o lugar de Antônio Roberto, aposentado por invalidez em maio deste ano. Gonzaga foi afastado pelo Supremo Tribunal Federal por infidelidade partidária após trocar no final do ano passado o PV pelo PDT.

REPERCUTIU
Em sua edição de domingo, 22, o jornal “O Tempo”, comentou o afastamento do Subtenente Gonzaga (PDT) e citou ainda que o segundo suplente que neste caso assumiria o cargo, seria o prefeito Raul Belém (PP), mas em 2012 ele trocou o PV pelo PP, o que o deixa impedido de assumir o mandato de deputado. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral o mandato pertence ao partido e não ao político.

MEXEU
A notícia trouxe dois sentidos ao prefeito Raul Belém com quem falei na tarde de ontem. O primeiro, confirmava suas palavras em 2010 quando ele dizia ter condições de se eleger e o outro é que, se estivesse no PV poderia fazer muito pela cidade, inclusive tendo condições de se eleger em outubro próximo, pois seu mandato seria até dezembro 2014.

TENTAÇÃO
Existe uma grande diferença entre prefeito e deputado federal. Certamente se ele pudesse escolher, seria o cargo de deputado que tem uma cota anual de emendas parlamentares no valor de R$ 15 milhões para distribuir aos municípios o que, através de um trabalho bem feito, é garantia de reeleição para qualquer um.

ÁGUA NA BOCA
Pelo que percebi, se soubesse que isso poderia acontecer, acredito eu que o prefeito Raul Belém não teria deixado o PV para disputar a prefeitura em 2012, o que certamente foi um pedido do então vice-governador Alberto Pinto Coelho. Como é sabido, Belém projeta uma candidatura à federal ou a estadual em 2018.

TABÚ
Caso estivesse no PV, o prefeito Raul Belém acabaria com uma fila de quinze anos. Isso porque o último federal da cidade foi seu próprio pai, Raul Belém eleito pela primeira vez deputado federal Constituinte pelo PMDB em 1986, reeleito em 1990 pelo PRN e reeleito em 1994 pelo PFL.

TROCAS
Além de Raul, Marcos Alvim que também disputou a eleição para deputado estadual em 2010 e ficou na segunda suplência, também trocou de partido, deixando o PHS para retornar ao PSC. Quem permaneceu no mesmo partido foi “Jubão” que na condição então na época de vice-prefeito foi o candidato a deputado estadual melhor votado, mas também ficou com a segunda suplência e permaneceu no PSL.

EXPLICAÇÕES?
Nas vésperas de uma eleição para deputado, vamos olhar para traz e avaliar pontos que podem ter contribuído para a cidade ficar tantos anos sem deputado. Em 1989, os quase onze mil votos de Denise Carpaneda para federal poderiam ter dado o quarto mandato de federal para Raul Belém. Em 2002 a dupla de candidatos à estadual e federal do PPS, Marlos Fernandes (vice-prefeito) e “Cocota” (vereador) poderia para muitos até sair vitoriosa, se o prefeito da época não tivesse apoiado para federal Odelmo Leão, o que para muitos afetou a campanha de Marlos para estadual. Em 2006, Justino Carvalho Neto que teve uma votação impressionante, credita sua não eleição ao ex-prefeito Marcos Alvim com a candidatura do ex-vereador “Tiboca” que teve quase treze mil votos para federal. Apoiadores do então vice-prefeito “Jubão” culpam sua não eleição para estadual em 2010 ao ex-prefeito Marcos Coelho (PMDB) pela falta de estrutura da campanha do seu vice. Vamos aguardar o resumo da eleição de 2014.
=====================

ENTRE ASPAS

“Uma experiência incrível, pois jamais viajei de avião. Voltarei dois dias depois. Assim como eu, minha família e meus amigos também estão bastante ansiosos”.
Linyker Gabriel Rosa da Silva, garoto araguarino de 15 anos morador do bairro Santiago antes de entrar em campo ontem com as seleções de Inglaterra e Costa Rica pela terceira rodada da Copa do Mundo. Linyker foi um dos sorteados da promoção de uma
patrocinadora do mundial, que escolheu cinco jovens para participar da cerimônia de entrada das seleções.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: