Sábado, 23 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Radar – Quem diria…

sáb, 11 de junho de 2016 05:05

capa radar1

QUEM DIRIA…

O caso do Hospital Municipal de Araguari pode virar livro. Isso mesmo, pelo menos essa seria a intenção do advogado e deputado estadual Arnaldo Silva (PR) que vem defendendo junto ao Tribunal de Contas do estado a inocência de prefeitos em situações semelhantes à vivida pelo ex-prefeito de Araguari.

MODELO

No entender do advogado e deputado, Alvim como outros prefeitos “pagaram” caro por falhas dos seus comandados, pois deveriam ter detectado problemas em obras que no final acabaram gerando grande desgaste político aos mesmos. Com base nessa tese, Alvim foi absolvido no início deste ano pelas falhas apresentadas na construção do hospital por não ter conhecimento técnico em obras o que também foi usado como exemplo em uma recente audiência no Tribunal de Contas do Estado como defesa para outros prefeitos e ex-prefeitos.

DIAS CONTADOS

Para alegria dos partidos de oposição, o prefeito Raul Belém (PP) tem até final do próximo mês para divulgar suas ações. PSB, SD, PMN e o PDT tentaram impedir a divulgação, mas não tiveram a anuência da Justiça até o momento.

TOUR

Ontem pela manhã um ônibus aguardava os presidentes de bairros no Palácio dos Ferroviários, sede da prefeitura. De acordo do que foi apurado pela coluna, a administração vem promovendo uma espécie de “passeio” do prefeito com empresários, comerciantes entre outras lideranças para conhecer as realizações da atual administração.

NO PIQUE

Nada preocupado com quem pode ser a melhor opção de vice neste momento, o prefeito Raul Belém  literalmente foi para as ruas falar com povo e marcar sua condição de pretenso candidato à reeleição este ano. Bem mais magro do que 2012, Belém teria confidenciado à amigos que está impressionado com sua leveza.

POR DETALHES

Depois de cogitar lançar o nome do engenheiro José Rady como pré-candidato a prefeito, o PEN presidido por Sebastião “Cuem Cuem” estaria praticamente acertado em caminhar com o PMDB.

FALÊNCIA MÚLTIPLA?

O número de empresas inadimplentes no Brasil bateu recorde em abril, mostra levantamento feito pela Serasa Experian. Segundo a pesquisa, 4,4 milhões de companhias estão com dívidas em atraso, mais da metade das 8 milhões de empresas em operação no País. O recorde anterior era de junho do ano passado, quando 3,8 milhões de empresas estavam negativadas. O volume atual de dívidas atrasadas soma R$ 105,6 bilhões. O levantamento aponta ainda que, do total de companhias inadimplentes, 45,2% são comerciais (lojas de vestuário, concessionárias, lojas de eletrônicos, entre outros), 45% são do segmento de serviços (bar, restaurante, salões de beleza, turismo, entre outros) e 8,9% são indústrias. O Sudeste é a região que concentra a maioria das empresas com dívidas em atraso do País: 51%. Em segundo lugar aparece o Nordeste, com 17,9%, seguido do Sul (16,6%), Centro-oeste (8,9%) e Norte (5,7%).

REFLEXOS

O agravamento da crise econômica intensificou o nível de desemprego no Brasil, principalmente entre os mais jovens. Levantamento elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Avançada (Ipea) aponta que um entre quatro brasileiros com menos de 25 anos está desempregado. O estudo também mostra que, no universo das pessoas atingidas pelo desemprego, a situação é mais grave no Nordeste, entre mulheres e jovens, entre pessoas com ensino médio incompleto e moradores das regiões metropolitanas. Esse grupo também é composto principalmente por pessoas que não são chefes de família. O detalhamento feito pelo Grupo de Conjuntura da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea aponta que o porcentual dos brasileiros entre 14 e 24 anos que não possuem emprego subiu de 20,89% no 4º trimestre de 2015 para 26,36% no 1º trimestre deste ano. “Após atingir um pico de 44% no terceiro trimestre de 2012, os jovens ocupados eram apenas 37% no primeiro trimestre de 2016”, aponta a Carta de Conjuntura do Ipea referente ao mês de junho. Entre as pessoas com 25 a 59 anos, a taxa de desemprego cresceu menos, de 6,69% para 7,91%. O mesmo ocorreu no grupo formado por pessoas com mais de 59 anos, cuja taxa de desemprego oscilou de 2,52% para 3,29% no mesmo período analisado.

AGENDA

Hoje, tem Jantar dos Namorados no Kabanas do Bosque.

2 Comentários

  1. Roberto Cocota disse:

    Amigo Adriano,a justiça definiu que Marcos Alvim não teve responsabilidade nos erros de construção e execução do prédio onde seria o Hospital Municipal, mais quantas vezes eu alertei o ex prefeito das irregularidades na obra do Hospital. Tem problema não, Lula é um santo e Dilma uma deusa. Passei a acreditar em papal Noel.

  2. Garliene Paiva disse:

    Adriano Parabéns pela coluna…Vamos aos fatos com exemplo simplório: Empresa falha na operação, quem é responsabilizado o administrador em questão, mesmo que indiretamente, e o funcionário que causou a falha no processo demitido, no âmbito público, creio eu que a responsabilidade das falhas, seja do gestor..Fazer o que quando a justiça literalmente merece o rótulo “cega, surda e muda”..

Deixe seu comentário: