Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Radar – “Mau cheiro”

qui, 4 de maio de 2017 05:32

abertura-radar

“MAU CHEIRO?”

Ontem a coluna recebeu a informação de que a empresa responsável pela coleta de lixo na cidade poderia suspender os trabalhos em Araguari por conta de atrasos de pagamento. O prefeito Marcos Coelho (PMDB) confirmou pendências com a empresa em torno de três meses da administração anterior, mas relatou que vem efetuando os pagamentos dentro do possível para evitar que chegue a esse ponto.

NO LIMITE

Na última terça-feira, 2, os vereadores aprovaram o realinhamento dos salários do presidente da Faec, Superintendente da SAE, Procurador e Controlador do Munícipio que ganhavam em torno de quatro mil reais por mês e agora foram equiparados ao status de secretário municipal. A informação desta coluna é que os quatro ocupantes destes cargos assumiram as funções na condição de que houvesse essa compensação, pois eles também respondem pelos seus atos assim como o prefeito. Pelo menos dois destes haviam comunicado que deixariam o cargo a qualquer momento sem a aprovação do projeto.

POLÊMICA

.

.

 

Na aprovação dos projetos do Executivo durante reunião na terça-feira, 2, o vereador Paulo do Vale (PV) — que votou contra o pedido de realinhamento salarial de quatro cargos do governo municipal — acabou “jogando” uma “batata quente” pra cima ao dizer que não há voto negociado no Legislativo e que isso pode ter acontecido na década de 80 ou 2000. Vale ainda pediu desculpas aos prefeitos dessa época.

FIM DA FARRA

O Ministério Público local acionou a prefeitura de Araguari para rever a doação de cerca de trinta áreas para empresários que deveriam, dentro do prazo previsto na lei, construir seus empreendimentos, no entanto, a maioria delas continua sem qualquer investimento. O secretário de Desenvolvimento Juberson Melo  disse que essas áreas não ocupadas serão retornadas ao município e cedidas para novas empresas.

COISAS DA POLÍTICA

Enquanto o ex-prefeito Raul Belém (PP) se movimenta visando as eleições ano que vem, com exceção do vereador Paulo do Vale (PV) os demais edis que caminharam ao lado do ex-prefeito durante a campanha garantem que buscam agora cada um seu projeto político e negam pertencer ao grupo de Belém. Enquanto alguns articulam a ida dos vereadores Leo Mulata (PP) e Carlos Machado (PSL) para o barco de Marcão, o sindicalista “Tiãozinho” (PRP) sustenta sua candidatura a estadual no ano que vem independente do rumo a ser tomado pelo amigo e ex-prefeito.

RESPOSTA

Ontem recebi um e-mail do Deputado Federal Padre João (PT) que teve 75 votos em Araguari e teve neste espaço, questionado seu trabalho em prol da cidade. Resumindo o longo texto do deputado, ele citou a doação de um trator para uso de um assentamento no município em 2013 cujo maquinário fica na secretaria de Agricultura. O parlamentar disse que não trabalha especificamente para uma cidade, mas sim para o estado através de projetos. Como o texto do parlamentar ultrapassa o espaço desta coluna, ele estará disponível em minha página. Tirem suas conclusões.

PROCURA-SE

.

.

 

Hoje a coluna inicia um levantamento do trabalho dos deputados estaduais que foram eleitos com votos de araguarinos. Vamos começar pelo deputado estadual Leonardo Genaro (PSB) que sabe lá Deus como conseguiu 335 votos aqui em nossa cidade sem ao menos distribuir material. Que eu saiba, Genaro jamais colocou os pés aqui e muito menos destinou um centavo para o nosso município. Ano que vem ele deve dar o ar da graça.

REALIDADE

Ao menos 140 municípios mineiros foram esquecidos ou ignorados pelos deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 2016, na partilha de verbas enviadas por meio das emendas parlamentares. Ao todo, 16,4% das cidades do Estado não receberam sequer R$ 1 dos parlamentares, que priorizaram auxiliar redutos eleitorais e administrações aliadas. O dado faz parte de um levantamento que analisou os destinos dos repasses parlamentares no ano passado. Cada um dos 77 deputados estaduais teve direito a destinar até R$ 1,5 milhão em emendas ao Orçamento de 2017.

“Precisamos de uma força-tarefa para executar e colocar em prática esse projeto inserindo os empresários da cidade. Aguardamos uma regulamentação para saber se acontecerá por meio de uma lei ou decreto”. Juberson Melo, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, sobre a parceria com a secretaria de Trânsito e Transportes e Imepac que estão realizando um estudo quantitativo e qualitativo de veículos que passam por Araguari pelas avenidas Mato Grosso e Coronel Belchior de Godoy.

 

4 Comentários

  1. Jonalvo Lopes disse:

    Caro Adriano, boa tarde.

    Com relação ao Deputado Federal Padre João, este o qual nutro sincera simpatia, não só pela sua honradez parlamentar como também por suas atitudes sempre éticas, honestas e probas, confesso que, mesmo eu não sendo simpatizante do PT, admiro muito à pessoa integra do nobre deputado, desde que o conheci, em 2011, no entorno de Brasília, dentro de um simples casebre de uma família de agricultores familiares, piscicultores e plantadores de pimenta e gergelim, que foram agraciados, via emenda parlamentar dele próprio, com um trator para auxiliar na construção de tanques escavados para prática de piscicultura. Membro da Pastoral da terra e do núcleo agrário, ao saber de minha condição de secretário de Agricultura em Araguari, no ano de 2013, me ligou, agendou visita e de quebra destinou um trator para ser usado nos assentamentos da reforma agrária. Porém, tenho notícias de que após minha saída, tal maquinário nunca fora usado verdadeiramente na reforma agrária. Portanto, comungo com o que ele escreveu em resposta (mesmo não tendo lido a matéria que originou tal resposta), e, ratifico que ele não só trouxe este maquinário como também foi o interlocutor com o Ministério da Pesca e Aquicultura, para ajudar no que seria o polo de piscicultura integrada em nossa cidade, mas, que também não foi à frente, quando do meu retorno ao meu órgão de orígem naquele mesmo ano.

    Saliento que, já recebi uma mensagem do nobre deputado e que, expliquei a ele o motivo de sua matéria, defensor assíduo de Araguari que você o é, e contrário aos ”paraquedistas” que se apropriam de nossos votos locais.

    Abraço afetuoso,

    Jonalvo Absair Lopes

  2. Jonalvo Lopes disse:

    observação: … não só eu, como toda a minha família, Araguarinos que somos, direcionamos os votos para o amigo Padre João. E, com muito gosto, propagandeei o nome do mesmo para todos os meus alunos e alunas do curso técnico em Agronegócio e demais amigos e colegas de repartição pública.

    O padre é um parlamentar que desbancou o CQC, que em reportagem tentou ver se ele também tinha ações/denúncias de corrupção e se envergonharam, pois o Deputado Padre João, é totalmente ficha limpa. A matéria, para os que desejarem assistir, está gravada no Youtube.

    link: https://m.youtube.com/watch?v=bcuhSGMsYiU

    Abraço,

    Jonalvo Absair Lopes

    Abração,

  3. Jonalvo Lopes disse:

    obs2: Além desta emenda, o Padre João fez ações, pessoalmente, junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura para o envio para a Secretaria de Agricultura de Araguari de : 01 trator de esteiras para tanques escavados, 01 caminhão tanque, 01 caminha frigorífico e 50 tanques redes para uso em prol de auxílio aos piscicultores locais quando da iminência de instalação do frigorífico de peixes em Araguari, projeto este que não foi levado à frente, não sei o porquê !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    abç
    Jonalvo Lopes

  4. Paulo afonso de Campos disse:

    Confirmo a declaração sr.Jonalvo conforme acima relata.

Deixe seu comentário: