Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Radar – Água e Óleo

qui, 24 de dezembro de 2015 08:13

capa radar1

ÁGUA E ÓLEO

Em relação a uma possível insatisfação gerada com sua aproximação do vice-prefeito Werley Macedo (PSB) e do vereador Rafael Guedes (SD), considerados hoje adversários políticos de primeira hora do governo Raul Belém (PP), André Risse — que assumiu a secretaria de Meio Ambiente no início desta semana — teria se manifestado de forma tranquila comentando que não mistura as coisas e não abre mão de amizades, mas deixou claro seu profissionalismo e responsabilidade nas obrigações passadas a ele pelo prefeito.

DERRADEIRA?

Pela primeira vez acontece uma sessão extraordinária em plena véspera de Natal. Hoje pela manhã os vereadores voltam a se reunir pela terceira vez após entrarem de recesso parlamentar. Como a coluna havia dito anteriormente, hoje a pauta inclui doação de áreas para empresas. O assunto não pode ser votado no próximo ano quando ocorrem eleições municipais.

PRAZO

Desde que iniciou o governo em janeiro de 2013, foram doados cerca de 500 mil metros quadrados de áreas para ampliação e instalação de novas empresas, marca expressiva e considerável na história de Araguari. No entanto, fica no ar uma dúvida, os empresários beneficiados com essas doações devem seguir a lei municipal de cumprir o prazo de dois anos para edificar as áreas conformes os projetos apresentados , no entanto, pelo andar da carruagem muitos terão que devolver as áreas ao município como ocorreu com a Unitri tempos atrás.

RETA FINAL

Estamos a sete dias de 2016 e o novo ano deve começar quente em se tratando de eleições municipais. O prefeito Raul Belém (PP) natural postulante a reeleição, terá a missão de organizar o tabuleiro lembrando que teremos certamente novas mudanças no governo no final de março com desligamento dos secretários e cargos de confiança que pretendem disputar o Legislativo, e isso normalmente resulta em recuo na ordem dos trabalhos.

OMELETE

A oposição ao prefeito Raul Belém que promoveu reuniões no final deste ano, deve voltar a se encontrar e discutir a pauta para definir o melhor nome para disputar a prefeitura contra o atual governo. Rafael Guedes (SD), Clayton Fernandes (PSB), “Gibão Irrigaterra” (PPS) e Justino Carvalho Neto (PSDB) foram lançados no decorrer do ano. Alguns ficarão pelo caminho como fogo na pólvora, outros ainda vem dando sinais de que estão realmente dispostos a enfrentar a batalha. O PMDB reuniu a imprensa e anunciou Marcos Coelho e Rogério Fernal como pré-candidatos a prefeito. O novato PMB de Virginia Alcântara e Cristiano Carvalho garante que a sigla também entrará na disputa.

APERTO

A disputa entre apenas dois ou no máximo três candidatos pela prefeitura deve trazer uma disputa ferrenha principalmente em uma campanha reduzida com apenas 45 dias como teremos este ano, ao contrário da eleição passada, de 90 dias.

COMO FICA?

Para o prefeito Raul Belém sem sombra de dúvidas, o melhor é que não haja entendimento entre os partidos de oposição ao seu governo, e se confirme um quadro “inchado” de candidatos a prefeito o que resultará em uma pulverização de votos assim como ocorreu na reeleição de Marcos Alvim em 2004, quando a oposição rachou.

MILAGRE?

Outro fato é que a arrecadação de Araguari está aumentando a cada ano, ao contrário praticamente do resto do Brasil onde prefeitos estão literalmente abrindo o bico e tiveram que escalonar pagamentos de salários e décimo terceiro. Para entendidos, 2016 será um desafio para o governo Raul Belém lembrando que mesmo com arrecadação subindo, as ações devem ser pensadas para conseguir fechar a fatura no final do ano quando se encerra o mandato como prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal.

78 ANOS DE HISTÓRIA

“Todos os chauffeurs e carroceiros profissionais são associados obrigatórios do instituto de transportes” essa era a manchete da edição do dia 25 de fevereiro de 1940 da Gazeta do Triângulo. Os motoristas das chamadas charretes e carroceiros eram inscritos no quadro de associados obrigatórios do instituto de aposentadoria e Pensões dos Empregados de Transporte e cargas mesmo aqueles que trabalhavam por conta própria.

“Na primeira sessão quero apresentar um projeto para a isenção do IPTU de todas as igrejas que não possuem imóveis próprios e pagam aluguel”. Do vereador e presidente da Câmara Municipal Giulliano Tibá (PTC).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: