Sexta-feira, 05 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

RADAR – 18 DE NOVEMBRO

ter, 18 de novembro de 2025 08:00

BAFÃO
Três deputados federais de Minas Gerais serão investigados por destinarem emendas parlamentares ao Instituto Terra e Trabalho (ITT), entidade alvo da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal (PF), que apura desvios e deduções indevidas em benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os repasses somam ao menos R$ 7,7 milhões entre 2022 e 2024.

 

QUEM SÃO?

Os deputados federais são Euclydes Pettersen (Republicanos-MG), Eros Biondini (PL-MG) e Ana Paula Leão (PP-MG), que indicaram recursos ao instituto em diferentes exercícios orçamentários. Euclydes Pettersen, inclusive, foi alvo de busca e apreensão realizada pela PF na quinta-feira, 13.

 

NO AGUARDO

A Prefeitura de Araguari busca, na Justiça, o direito de implementar as Parcerias Público-Privadas (PPP), recém-aprovadas na Câmara Municipal, ainda que com ressalvas propostas pelos vereadores.

NO VERMELHO?

Um dos pontos postos para receber a PPP é a rodoviária local, hoje fechada para reforma. O detalhe é que o valor total dos aluguéis recebidos, entre guichês e lanchonete, não daria sequer para pagar as despesas de energia do imóvel.

 

MESMO CAMINHO

A intenção do Executivo, ao que tudo indica, é que as decisões dessas parcerias sejam definidas por decreto, a exemplo do que ocorre com o IPTU. Sempre que o tema ia para a Câmara, surgia uma enxurrada de entendimentos. Depois que passou a ser regulamentado por decreto, acabaram-se as discussões.

 

DIRETO
Há quase dez anos, a Justiça autorizou que a Prefeitura regulamentasse o IPTU por decreto, delimitando a porcentagem de desconto ao contribuinte. Pela Câmara, os descontos sugeridos pelos vereadores eram exorbitantes, infringindo a legislação de arrecadação do município.

TRETA
Dois vereadores de Uberlândia apresentaram, nesta segunda-feira, 17, um pedido de cassação do mandato do vice-prefeito, Vanderlei Pelizer (PL). Professor Ronaldo e Dr. Igino, ambos do PT, alegam ataque a direitos humanos por conta de um vídeo em que o vice critica uma exposição sobre racismo realizada no Centro Administrativo da cidade.

 

DESCARTOU
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) descartou, nesta segunda-feira, 17, , 18 dos 33 casos de sarampo que estavam em investigação em Uberlândia. Outras 15 notificações seguem em análise e podem confirmar ou descartar a enfermidade.

 

EM ALERTA

Araguari está entre as cidades sob risco de forte tempestade e até chuva de granizo hoje, 18, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta laranja indica perigo de tempestade acompanhada de ventos que podem chegar a 100 km/h em 597 cidades de Minas Gerais.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: