Queimadas pelo município têm sido frequentes nos últimos dias
sex, 9 de outubro de 2020 19:56Da Redação
No Brasil há o período de estiagem que acontece de março a outubro. Neste momento há uma baixa incidência pluviométrica e, paralelo a isso, o registro de temperaturas muito elevadas em determinados dias. Em alguns casos, próximo a 40° podendo se elevar em algumas regiões. Há o registro também, de humidades relativas do ar muito baixas. Todos estes, são fatores os quais reunidos, promovem o aumento da incidência de incêndios florestais. Essa incidência se intensifica no período de julho a outubro.

Incêndio de grandes proporções foi registrado no município nos últimos dias.
Nos últimos meses e, mais pontualmente nos últimos dias, a sociedade e a instituição do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais têm assistido o aumento considerável do número de incêndios florestais na nossa região. Na cidade de Araguari, especialmente nos últimos dias, números e intensidade das queimadas chamaram a atenção. Somente no último domingo, 4, foram registradas 16 ocorrências no município. Nos dias seguintes, os registros também foram constantes.
Para fazer face a essa demanda, o capitão do Corpo de Bombeiros de Araguari, Fabrício Silva Araújo contou que a unidade local promoveu o aumento das estruturas, do número de recursos humanos e de logística.
Questionado sobre as principais causas das queimadas, o capitão contou que, o fator número um é a ação humana, em mais de 99% dos casos, resultando em atividade criminosa. Na oportunidade ele ainda destacou alguns meios de prevenir as queimadas.
“A principal forma de se evitar os incêndios florestais é com a conscientização do homem, da sociedade. Não realizar o processo de queimada em vegetação ou, quaisquer outros materiais combustíveis de naturezas similares. Não descartar bituca de cigarro nas faixas de domínio das rodovias. As propriedades rurais promoverem a confecção de aceiros no entorno das propriedades, evitando que, se começar um incêndio em determinada propriedade, ele não se propague para as propriedades no entorno, alcançando proporções consideráveis e danos ambientais muitas vezes irreparáveis”, informou.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
