Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Proteção animal é tema de audiência pública

qui, 9 de novembro de 2017 05:52

por Mel Soares

Mais de cinco mil cães e gatos sobrevivem nas ruas de Araguari

Nesta sexta-feira, 10, às 19h, a Escola Estadual Madre Maria Blandina (Polivalente) sedia audiência pública sobre proteção animal. Com o lema “Eles não falam, mas têm direitos”, o evento foi motivado por grupos que trabalham voluntariamente pela causa, os quais solicitaram apoio ao vereador Giulliano Sousa Rodrigues “Tibá” (PTC), responsável por solicitar e organizar a audiência, que contará com a presença do deputado Noraldino Junior (PSC).

Débora de Sousa Dau faz parte do grupo Protetores Solidários

Débora de Sousa Dau faz parte do grupo Protetores Solidários

Além de autoridades como o prefeito Marcos Coelho (PMDB), vereadores e secretários municipais a audiência está aberta ao público em geral que também poderá participar do debate sobre as políticas públicas necessárias para evitar o abandono de animais.

Segundo a protetora Débora de Sousa Dau, uma das medidas para minimizar este cenário é a castração. “Precisamos reverter essa situação e cobraremos das autoridades”, destacou.

Pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde estima que no Brasil mais de 30 milhões de animais domésticos, dentre cães e gatos, estão abandonados. Em Araguari, o número ultrapassa mais de 5 mil.

A gestão municipal do governo passado deu início ao projeto para evitar a reprodução através da construção do Centro de Castração, viabilizado ao lado do Canil Municipal que está localizado na região do bairro São Sebastião.

No mês de setembro durante a assinatura de termo de parceria entre a prefeitura e o Imepac por meio do curso de medicina veterinária a previsão era de que o projeto seria colocado em prática em outubro, o que não ocorreu.

Projeto castramóvel

Há mais de um ano, mulheres que lutam pela causa animal resolveram criar um grupo denominado: Protetores Solidários. O principal objetivo é acolher animais abandonados que vivem em situações de risco e encaminhá-los a adoção.

Uma das atividades para conquista de recursos que viabilizem o atendimento médico a estes animais resgatados é o pedágio solidário, cuja ação chegou ao conhecimento do deputado estadual Noraldino Junior, que elogiou a atitude e trouxe o projeto castramóvel realizado no mês de abril. O projeto contemplou em torno de 200 cães e gatos e deve chegar ao mesmo número na segunda edição, marcada para acontecer em 2018.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: