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Pronto Socorro é alvo de reclamações

sex, 24 de outubro de 2014 00:09
Apesar dos questionamentos feitos por usuários e Legislativo, reportagem
constatou bom funcionamento do serviço na tarde de ontem
Pronto Socorro Municipal, uma das principais unidades de atendimento da rede pública de saúde em Araguari. Foto: Gazeta do Triângulo

Pronto Socorro Municipal, uma das principais unidades de atendimento da rede pública de saúde em Araguari.
Foto: Gazeta do Triângulo

DA REDAÇÃO – Falta de medicamentos e lençóis, negatoscópios com defeito (aparelho usado para análise de exames de raio-X) e demora no atendimento estão entre as reclamações sobre a prestação de serviços no Pronto Socorro Municipal, que motivaram um requerimento apresentado nesta semana por Eunice Mendes (PMDB).

Há alguns meses, a vereadora havia levado uma pauta semelhante à Câmara, que segundo a secretária de Saúde, Lucélia Rodrigues, foi devidamente respondida.

O atendimento no Pronto Socorro é alvo constante de reclamações dos usuários nas redes sociais. Na última semana, uma mulher que acompanhava a irmã doente demonstrou-se indignada na internet. “Ela estava mal não conseguia andar, não tinha ninguém na recepção para nos receber. Fomos auxiliadas por um senhor que estava acompanhando uma paciente e trouxe uma cadeira de rodas. Havia apenas um médico de plantão. Ele atendeu, passou medicamentos e nos encaminhou para as camas, sem lençóis, no plástico, sem travesseiros,” disse ela em um dos trechos do relato.

Reportagem percorreu as instalações do Pronto Socorro na tarde de ontem. Foto: Gazeta do Triângulo

Reportagem percorreu as instalações do Pronto Socorro na tarde de ontem. Foto: Gazeta do Triângulo

A reportagem da Gazeta do Triângulo foi até o local na tarde de ontem e percorreu as instalações. Todas as camas estavam cobertas com lençóis, inclusive nos leitos sem pacientes. Havia em uma sala grande quantidade de lençóis e cobertores de reserva em caso de necessidade. Foi constatado ainda que os aparelhos utilizados para análise de raio-X de diversas salas estavam funcionando.

Como os remédios são solicitados às terças-feiras e chegam às quintas-feiras, no momento da visita, medicamentos e materiais hospitalares haviam sido entregues. Alguns ainda dentro de caixas eram separados e organizados por uma funcionária.

“Nenhum paciente é colocado em cama sem lençol. Pode ser que pelo tempo seco para não pegar poeira ou porque fazemos a higienização da cama após a saída do paciente algum dos leitos estava assim. Temos também lençóis descartáveis e aqueles que não o são, mandamos para a lavanderia todos os dias,” afirmou Gersonina Marques Nunes, diretora administrativa do Pronto Socorro.

Sobre a demora, ela afirma que a classificação de riscos dos pacientes define a ordem de atendimento. Através do Protocolo de Manchester, os casos são classificados do mais emergente ao menos urgente.  Por isso, segundo ela, alguns acabam esperando pelo atendimento. “No mês tivemos 5.000 pessoas que deram entrada no Pronto Socorro para aferir pressão. Algo que poderia ser feito nos postos de saúde,” concluiu a diretora do PS.

2 Comentários

  1. arthur teles disse:

    Partindo de infundada denúncia, fica óbvio que se trata de uma forma de minar as boas ações da saúde no município. Com certeza como forma de perseguir a Secretária de Saúde devido a reclamação já levada ao ministério público de que tinham vereadores passando dos limites quanto a ingerências dentro do sistema de saúde do município. Com clara certeza, as pessoas que caluniam são , e nem precisa ser gênio para desconfiar, eleitores e eleitoras da vereadora em epígrafe. Araguari, precisa parar com isso. Isso é uma demonstração claríssima de perseguição. Falta agora somente é pedirem a saída da Secretária de Saúde para se consumar o completo absurdo.Araguari já passou de mais de 100 mil habitantes e pseudos fiscalizadores do município ainda se encontram dentro de uma curruptela de 5 mil pessoas. Ainda bem que essa mídia local não retribuiu subvenção da Câmara dos vereadores,vereadora Eunice Mendes, com publicações de cunho pejorativo,calunioso e sem nenhum fundamento, sem antes fazer a devida função jornalística, qual seja, investigar os fatos antes de publicá-los. Parabéns ao Jornal e a repórter por dignificarem nossa profissão com brilhantismo..

  2. Cezar disse:

    Precisei levar meu pai no mês passado ao Pronto Socorro, e fomos muito bem atendidos. Desde a chegada até saída e por toda equipe, não só o médico, mas também estagiários da Unipac, enfermeiros, e demais assistentes e funcionários.
    Acho que os problemas relatados são pontuais e eventuais.

    Agradeço a toda equipe do Pronto Socorro.

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