Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Promotor fala em suspender diplomação caso confirme irregularidades nas prestações de conta dos candidatos eleitos

sex, 18 de novembro de 2016 05:34

por Adriano Souza

No início da tarde de ontem, 17, a reportagem da Gazeta do Triângulo esteve com o promotor eleitoral Valter Shigueo Moriyama que comentou sobre os trabalhos finais de averiguação na prestação de contas dos candidatos que disputaram a eleição no último dia 2 de outubro. De acordo com Moriyama, apenas três candidatos estão sob análise da promotoria: o candidato a prefeito Raul Belém (PP) e os candidatos a vereador (a) Sebastião Joaquim Vieira “Tiãozinho” (PRP) e Virgínia Alcântara (PTC), ambos eleitos para o próximo quadriênio do Legislativo local.

Promotor aponta irregulares que podem mudar resultado das eleições na Câmara Municipal

Promotor aponta irregulares que podem mudar resultado das eleições na Câmara Municipal

 

O promotor ressaltou a situação de cada um dos citados e não descartou a hipótese de, no caso dos vereadores eleitos citados acima, não serem diplomados juntamente com os demais para a próxima legislatura da Câmara Municipal. “Estamos finalizando os trabalhos de análise de dados de cada um e confirmando a situação atual; a promotoria encaminhará à Justiça eleitoral a conclusão recomendando a não diplomação desses que foram eleitos. No caso do candidato Raul Belém (PP) que não foi reeleito, estamos aguardando algumas informações para emitir a decisão final”, ponderou o promotor.

Moriyama adiantou ainda para a reportagem a conclusão do caso Ana Lucia Rodrigues Prado (PTB) que foi eleita, mas houve conflitos na questão envolvendo doadores, no entanto, agora o assunto está resolvido e a mesma teve suas contas aprovadas.

O promotor também falou que, no caso Virgínia Alcântara, a situação é mais grave em se tratando da prestação de contas relativas à eleição de 2012 quando a mesma disputou, mas não foi eleita.  Shigueo disse ainda que se os eleitos citados não tiverem suas contas regularizadas, a recomendação é de que não haja diplomação e a promotoria entrará com pedido de cassação dos mandatos mesmo depois de empossados.

DEFESAS

A reportagem falou ontem no final da tarde com o advogado da candidata eleita Virgínia Alcântara (PTC). Muito tranquilo, Fernando Torbay Gorayeb, confirmou que houve sim questionamentos sobre doação feita por Virginia na campanha para deputado estadual em 2014. Sendo assim, o advogado garante que  a situação de sua cliente agora está resolvida na Justiça e que a mesma está apta a ser diplomada e empossada para a função conferida à ela pelo povo nas urnas.

A assessoria do vereador Sebastião Joaquim Vieira “Tiãozinho” (PRP) disse que os questionamentos envolvendo a campanha do último dia 2 de outubro referem-se a doação de veículos utilizados uma vez que os mesmos eram financiados e não estavam em nome dos doadores, mas toda a documentação como carnês de pagamento foi apresentada.

 

3 Comentários

  1. danilo disse:

    EU acho e pouco no caso da Virginia ,o mulher falsa

  2. Anônimo disse:

    Assinou a CLI da caçamba por pressão do povo, mudou de partido, foi trabalhar naquela rádio.
    Eu acho muito bom ela perder a vaga.Com a saída dela, vão ficar mais ou menos 5 ameaçados e tem um desses que se perder eu vou achar ótimo, não serve para nada, é um dos piores vereadores, está lá somente para ganhar dinheiro.

  3. Anônimo disse:

    É isso aí Dr apura mesmo…tem q tirar uns ratos q estão na câmara só estão lá para encher linguiça, não serve pr nada, para ser vereador tem q ter caráter…Parabéns…

Deixe seu comentário: