Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Projeto social é desenvolvido em abrigo de idosos

ter, 21 de novembro de 2017 05:03

Da Redação

Mais de 60 internos serão beneficiados

Na semana passada, os idosos da Sociedade São Vicente de Paulo começaram a receber projeto desenvolvido com base no SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) – serviço da Proteção Social Básica do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) que é oferecido no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) através da secretaria de Trabalho e Ação Social.

O programa tem como objetivo a melhoria da condição de sociabilidade dos idosos abrigados, bem como a redução e prevenção de situações de isolamento social. As atividades serão realizadas todas as quartas-feiras, no período da manhã sendo que a primeira ação contou com diálogo entre as servidoras do CRAS III e os internos, os quais destacaram sobre as atividades preferidas como desenhar e colorir.

Ação será promovida todas as quartas-feiras

Ação será promovida todas as quartas-feiras

 

Conforme informações da pedagoga, Eliana Pereira Melo, após observar quais são as vontades dos idosos, o grupo irá proporcionar trabalhos manuais que servirão para enfeitar o asilo em alusão as festividades de Natal.

De acordo com a coordenadora do CRAS III, Tatiana Bittencourt, aulas de alongamento, relaxamento, fisioterapia também fazem parte do cronograma de atividades ministradas.

A secretária de Trabalho e Ação Social, Eunice Mendes disse que o atendimento na entidade também será feito por meio de atividades culturais, de lazer e esportivas de acordo com a necessidade dos idosos, contribuindo no desenvolvimento da autonomia e na prevenção de situações de risco e exclusão social.

“O projeto de enfrentamento da vulnerabilidade social é uma alternativa a fim de atender os idosos em situação de desamparo familiar e sem acesso a serviços sociais preventivos que são realizados exclusivamente dentro dos Centros de Convivência,” destacou a titular da pasta.

Para a psicóloga Flávia Rodrigues, a intervenção social deve estar pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária. “Considerando que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social”, destacou a profissional.

Sobre a Comunidade São Vicente de Paulo

Idealizada em 1900, a Comunidade São Vicente de Paulo foi instituída em 1930 em Araguari, se tornando referência nas ações sociais voltadas para o idoso. Situado na rua Josias Batista Leite, bairro Bosque, o abrigo atende 65 pessoas e conta com uma equipe formada por 55 profissionais dentre eles: médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fonoaudióloga, fisioterapeuta e cuidadores de idosos.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: