Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Projeto que institui realização de exames de acuidade visual e auditiva nas escolas é aprovado na Câmara

ter, 21 de março de 2023 08:08

Da Redação

Os exames serão realizados nas escolas e creches municipais

A acuidade visual é determinada pela capacidade dos olhos em distinguir detalhes espaciais, isto é, identificar a forma e o contorno de peças e imagens

Esse conceito está ligado a fatores, como: nitidez da imagem que chega até a retina, qualidade das células desse tecido e, também, a eficiência do cérebro em interpretar as imagens capturadas.

A acuidade auditiva está relacionada à percepção e capacidade auditiva. Quem ouve bem, sem ruídos, sem problemas, está com a acuidade boa. Isso pode ser identificado se a pessoa consegue discernir os diferentes sons que ouve, distinguindo facilmente cada um deles. Pensando nisso, vários fatores podem impactar a acuidade do indivíduo, como a velhice. Afinal, o ser humano perde ao longo dos anos uma pequena parte da capacidade auditiva.

No dia 7 de março, a Câmara Municipal de Vereadores de Araguari, aprovou um projeto de autoria do Poder Executivo que, institui a obrigatoriedade da realização de exames básicos de acuidade visual e auditiva nas escolas e creches municipais, dando outras providências.

De acordo com o projeto, os exames serão realizados nas escolas e creches municipais, anualmente, no primeiro semestre do ano letivo. Além disso, a realização desses exames contará com a participação e acompanhamento de servidores púbicos municipais especializados, designados pela Secretaria Municipal de Saúde, ou na falta destes, a Secretaria de Saúde poderá contratar ou credenciar profissionais para a realização dos aludidos exames, mediante regular processo de licitação.

Ainda segundo o projeto, a partir dos resultados obtidos, serão tomadas as seguintes providências: reunião com os pais ou responsável legal para prestar a orientação completa; encaminhamento das crianças para a rede Municipal de Saúde para o devido acompanhamento e tratamento.

Vale destacar que, esse projeto é oriundo de um anteprojeto apresentado pela vereadora Ana Lúcia Prado (PSB), que resumidamente, expôs em sua justificativa que o projeto tem a finalidade de oportunizar a todos os alunos da rede pública municipal de ensino, que apresentem sintomas de deficiência visual ou auditiva, o acesso a testes e exames que possam detectar tal problema de saúde, e que, vez ou outra passem despercebidos pelos pais ou professores.

É bom mencionar que, muitos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem por dificuldade de ouvir ou ver o que está sendo ensinado.

“Esse projeto é muito importante para nossas crianças. Quero agradecer ao prefeito Renato Carvalho pela sensibilidade de ter enviado esse projeto para a Câmara e a todos os colegas vereadores por votarem favoráveis ao projeto”, disse Ana Lúcia Prado.

Ontem, 20, a reportagem da Gazeta entrou em contato com a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro para saber se existe uma previsão para que esses exames comecem a ser realizados. “Neste momento, estamos fazendo todos os alinhamentos necessários para que os exames possam ser realizados, mas ainda não é possível precisar o dia em que ele começarão a acontecer”, ressaltou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: