Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Projeto “Mutirão Contra a Dengue” mobiliza alunos de escola em Piracaíba

qua, 13 de maio de 2015 06:16

Da Redação

A luta contra a dengue ganha espaço também nas salas de aula. Na manhã de ontem, alunos da Escola Estadual Coronel Lindolfo Rodrigues da Cunha, no Distrito de Piracaíba, participaram de uma gincana educativa no encerramento do projeto “Mutirão Contra a Dengue”. A ideia era conscientizar os alunos para a importância da prevenção. A secretaria de Saúde esteve presente na escola durante a atividade.

Iniciativa contra a dengue foi realizada pela Escola Estadual Coronel Lindolfo Rodrigues da Cunha (CRÉDITO FACEBOOK)

Iniciativa contra a dengue foi realizada pela Escola Estadual Coronel Lindolfo Rodrigues da Cunha (CRÉDITO FACEBOOK)

 

O projeto, desenvolvido pelo professor de Física e Ciências, Gilson Fernando de Oliveira, começou há duas semanas e contou com a participação da secretaria de Saúde na abertura. Nesta ocasião, profissionais da área apresentaram uma palestra sobre o tema na escola.

Depois disso, os alunos viram de perto a abundância de materiais recicláveis e lixos que podem ser possíveis de criadouro. “Eles ficaram assustados com a quantidade de lixo que as pessoas deixam nos quintais. Diante dessa situação, resolveram tomar uma providência,” explica a professora Simone Martins de Morais.

A vontade inicial dos estudantes era que eles próprios fossem de casa em casa recolher o lixo. Por fim, a idéia evoluiu para uma gincana educativa. Na manhã de ontem, todas as turmas trouxeram possíveis criadouros. Plástico, vidro, metal, pneu, cada material recebeu uma pontuação diferente.

Ao final da pesagem, o resultado surpreendeu: os alunos trouxeram meia tonelada de lixo e 110 pneus, possíveis criadouros que agora deixaram de oferecer risco.

O primeiro lugar foi garantido pelo 6º ano do ensino fundamental. Em segundo lugar ficou o 3º ano do ensino médio e a terceira colocação foi do 7º ano do ensino fundamental. As premiações foram kits com material escolar e lanches, cedidos pela secretaria de Saúde. “Todos os professores deram apoio. Foi tudo simples, mas os alunos ficaram muito empolgados,” afirmou a professora, que pretende usar os resultados das pesagens para estudos de gráficos em sala de aula.

A equipe de Fumacê portátil esteve no Distrito, realizando o trabalho rotineiro de combate ao mosquito nas residências daquela localidade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: