Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Projeto “Histórias Cantadas” mobiliza alunos e professores do Conservatório

sex, 5 de dezembro de 2014 06:32
Baseado na obra “Músicas Daqui Ritmos do Mundo”, espetáculo consolida projeto desenvolvido por professores e alunos do Conservatório há mais de um ano. Foto: Divulgação

Baseado na obra “Músicas Daqui Ritmos do Mundo”, espetáculo consolida projeto desenvolvido por professores e alunos do Conservatório há mais de um ano. Foto: Divulgação

TALITA GONÇALVES – A noite de quarta-feira, 3, teve um significado especial para professores e estudantes do Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém envolvidos com o projeto “Histórias Cantadas”. Nesta data, os mais de 100 alunos de diferentes idades e níveis participaram da apresentação que consolidou a iniciativa, no Educandário Lar da Criança.

O espetáculo musical foi baseado na obra “Músicas Daqui Ritmos do Mundo”, aventura de três amigos que saem pelo mundo em busca de músicas com ritmos diferentes associadas a canções infantis brasileiras, de Zezinho Mutarelli.

Cada parada revela uma surpresa e um novo balanço. Jazz, sertanejo, samba, forró, tango, blues, funk, bossa nova, tango e até ópera mostraram a diversidade cultural do mundo ganharando destaque no palco.

Para isso, os integrantes do projeto passaram por uma rotina anual de ensaios às quartas-feiras, durante as aulas e em todos os sábados às vésperas da apresentação. À medida que a data chegava, segundo os organizadores, os professores envolvidos ficavam ainda mais imersos no projeto, assim como a costureira Célia Maria Borges, responsável pela confecção dos figurinos.

O projeto “Histórias Cantadas” levou um ano e três meses até se tornar realidade; algo que surgiu de maneira inesperada e foi ganhando força. “Realizar sonhos é uma coisa indescritível. Me emociono com isso. Tudo começou num momento despretensioso, à noite, nós conversávamos, a ideia surgiu e conseguimos executá-la,” ressaltou Antônio César Rosa, um dos idealizadores.

Após a apresentação do espetáculo, o sentimento é de dever cumprido. “Essa apresentação foi um trabalho grande que envolve as três artes. Isso para nós foi único ao longo desses 25 anos. Acredito que foi um trabalho de alto nível, executado pelo aluno e com uma interdisciplinaridade forte. Conseguimos que eles fossem além e fizemos algo bem visto aos olhos de quem assistiu; algo realmente grandioso,” concluiu Adriana Karla dos Reis Gomes, uma das responsáveis técnicas pelo projeto.

Além dela, também fizeram parte da coordenação os professores Marco Antônio Sobrinho, Daniela dos Santos Leite, Fernando Mikael e Sandra Carvalho Capita.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: