Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Projeto de Corredor Turístico é lançado para empresários e autoridades nessa terça-feira

qui, 6 de julho de 2017 05:16

por Tatiana Oliveira

Segundo pesquisa do DataMaster 75% das pessoas que passam por Araguari não consomem os serviços da cidade

O projeto do Corredor Turístico, que será instalado nas avenidas Mato Grosso e Coronel Belchior de Godoy, foi apresentado na manhã de ontem, 5, durante o evento Prosa & Café no anfiteatro do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – Imepac. “O objetivo é dar uma cara nova para a cidade. Para isso foram realizadas quatro pesquisas, assim temos embasamento científico e podemos estimar a real importância do projeto”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júberson dos Santos Melo.

Economista apresenta dados técnicos durante evento

Economista apresenta dados técnicos durante evento

 

De acordo com um estudo econômico a avenida possui 157 estabelecimentos comerciais e industriais, gerando mais de dois mil e 500 empregos para a cidade. “Desses, temos em média 140 comércios. Se essa revitalização gerar dois postos de trabalho por estabelecimento, teremos aproximadamente 300 empregos para Araguari”, estima o secretário.

Segundo Melo, o investimento para construção do corredor é de mais de R$ 2 milhões. “A participação do município não vai chegar a 10% desse volume”. A maior parte do investimento será realizada pelas parcerias público-privadas – PPP. “Dos 35 canteiros que temos na avenida, mais de 20, ou seja, mais de 60% estão adotados antes mesmo do lançamento do projeto. Acreditamos que devemos atingir em torno de 80% com a oficialização do projeto.”

Segundo o prefeito Marcos Coelho de Carvalho (PMDB) o momento é propício para o investimento privado nas obras públicas. “Dadas as circunstâncias econômicas do país há uma dificuldade do governo em poder investir. Os empresários que estão entrando no projeto sabem que o lucro será tanto para eles quando para a população”.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto DataMaster, do Núcleo de Pesquisa Socioeconômica do Imepac, em média dois mil e 600 veículos passam na cidade diariamente pela entrada do Corredor Turístico. “São aproximadamente onze mil e 400 pessoas de fora que transitam todos os dias pelas avenidas Coronel Belchior de Godoy e Mato Grosso. Dessas, 75% afirmam que não utilizam os serviços oferecidos pela cidade. É um potencial grande de mercado que pode ser explorado”, afirma o coordenador do Instituto César Antônio de Oliveira. Foram considerados como serviço na pesquisa: abastecimento de combustíveis, alimentação, hotelaria etc.

O evento iniciou com a apresentação de pesquisa, que foi realizada por uma equipe de aproximadamente 30 pessoas para coleta de dados e tabulação. Durante a apresentação dos resultados o economista levantou a importância de se oferecer serviços no corredor. “Existe uma regra básica na economia: quando um bem, um serviço é demandado? Primeiro ele tem que existir. A grande pergunta é: esse usuário não utiliza nossos serviços por falta de ou é porque não oferecemos esses serviços no corredor?”

Secretário afirma que obra deve acontecer durante todo o mandato

Secretário afirma que obra deve acontecer durante todo o mandato

 

O economista acredita que há um grande potencial de exploração dos resultados da pesquisa. “Os resultados em um primeiro momento podem caracterizar um cenário desanimador. Em uma escala mais analítica podem ser o ponto de partida à efetivação de parcerias público-privadas que visam o aproveitamento e o desenvolvimento do potencial ainda não explorado que retém um pouco mais esses usuários em nossa cidade”. Segundo ele, esse tipo de parceria é essencial para o desenvolvimento de qualquer cidade e região.

O Corredor Turístico

O Corredor Turístico deverá ser executado ao longo de todo o mandato, obedecendo ao projeto elaborado, que foi dividido em cinco etapas. A primeira etapa, já em implantação, se refere à intervenção na parte central dos canteiros e à instalação de iluminação de LED ao longo de todo o Corredor Turístico. Na segunda etapa, será realizado o redirecionamento dos canteiros centrais e estacionamentos. A terceira etapa envolverá licitações de espaços estratégicos para serem comercializados; na quarta, instalação de lombadas eletrônicas para o controle de velocidade; e na quinta e última etapa, está prevista a revitalização do trecho entre o Terminal Rodoviário Tancredo Neves e a BR-050.

O secretário ressalta que o corredor turístico inclui a revitalização de oito pontos de ônibus, quatro rotatórias, 35 canteiros e um portal de entrada. “Os canteiros adotados pelas empresas são única e exclusivamente no sentido de entregar para a cidade um equipamento esportivo: pista de caminhada e ciclovia”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Segundo ele, a manutenção dos canteiros continuará a ser de responsabilidade da prefeitura. “Com as intervenções, a poda e limpeza da grama devem reduzir em 1/3 os custos para o município”, estima.

4 Comentários

  1. anderson disse:

    Põe a IMEPAC para administrar a cidade !!! URGENTE !!!

    E tira o pessoal atual e evita os anteriores !!

  2. Maria disse:

    o que eu acho de mais interessante nessa IMEPAC e que eles faz e acontece e não fica se vangloriando, já uns prefeito por aí que faz por obrigação e so falta soltar foguete depois

  3. JOSE LUIZ FERREIRA disse:

    Não adianta ficar falando mau desta corja de políticos safados e desonestos, que vão roubar e muito com esta obra do corredor turístico, tem que dar na cara de que os reelegeram novamente sabendo que no passado não fizeram nada além de roubar, basta ver as rua todas cheias de buraco, tem buraco fazendo aniversário.

  4. anonimo disse:

    Tem um servidor na Secretaria do Meio Ambiente que está atrapalhando a efetivação do Corredor Turístico em Araguari. Este servidor é conhecido por ser uma pessoa problemática, de mal com a vida, que tem curso superior, mas educação zero para tratar com as pessoas, deve ter algum transtorno mental. O Prefeito tem que dar um jeito neste problema. Este servidor quer apenas mostrar poder pessoal, deve ter algum complexo, e tem prejudicado a cidade. Em todo lugar que ele fica, ele dá problema. Isto precisa ser apurado em processo até disciplinar, mas muitos têm medo dele, pois a família é conhecida toda é conhecida por ser problemática . Quem irá salvar Araguari deste sujeito que ocupa cargo na Prefeitura e tem atrapalhado a cidade ?

Deixe seu comentário: