Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Projeto almeja a construção de um auditório no Conservatório de Araguari

qua, 7 de maio de 2014 00:22
O conservatório abrange atualmente 2010 alunos. Foto: Divulgação

O conservatório abrange atualmente 2010 alunos. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Em junho de 2011, o Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém passava a atender em novo endereço. A estrutura foi levantada contabilizando um investimento de cerca de R$ 1 milhão. No entanto, ainda restavam algumas adequações.

No evento de inauguração da nova sede, uma promessa do governador em exercício, Alberto Pinto Coelho (PP) circulou pelos arredores da praça da Constituição. Segundo ele, o governo estadual estaria disposto a colaborar no que fosse preciso para a construção de um anfiteatro no local.

Quase três anos depois, a iniciativa voltou a ganhar novas proporções no cenário cultural de Araguari. Em reunião nesta segunda-feira, 5, representantes do governo municipal se encontraram com a diretora do conservatório, Gláucia Hozório Machado. Na ocasião, foi apresentado e aprovado o projeto arquitetônico do auditório.

Uma das pessoas presentes no encontro foi o vice-prefeito Werley Macedo (PDT). Em entrevista ao Jornal Gazeta do Triângulo, ele explicou o processo, que deve ser encaminhado ainda essa semana para a viabilização junto ao governo estadual.

“O prefeito Raul Belém (PP) está em Belo Horizonte tratando de alguns assuntos para a cidade e esse é um dos motivos. Depois do projeto, elaborado junto a um arquiteto da prefeitura, a direção da instituição tem até quinta-feira, 8, para apresentar a planilha de custos. Precisamos pleitear a liberação dos recursos o quanto antes, para que a iniciativa não seja adiada novamente”, declarou.

A afirmação do vice-prefeito se baseia no fato de que a partir do início do período eleitoral, o projeto não poderá ser concretizado. Diante disso, o avanço da proposta se torna fundamental. O representante do Executivo ainda enalteceu a importância do conservatório para o cenário mineiro.

“São poucos conservatórios que existem no estado e seria uma conquista muito grande não apenas para Araguari como para toda a região. A instituição é tradição no município e o objetivo é valorizar esse espaço para estimular a formação dos alunos”, completou.

Instituído em abril de 1985, o conservatório abrange atualmente 2010 alunos, de cidades como Araguari, Iraí de Minas, Indianópolis, Cascalho Rico e Catalão (GO), além de distritos do município. Com um grande investimento, o auditório deve atender uma demanda recorrente da instituição. É o que aponta a diretora Gláucia Hozório. Para ela, o envolvimento da comunidade araguarina é primordial para o sucesso das ações.

“É uma ideia antiga, que decorre desde a última inauguração. Foi prometido que o governo estadual liberaria o recurso e felizmente com o apoio da prefeitura elaboramos o projeto arquitetônico. É uma forma de mostrar o trabalho e o talento dos alunos em Araguari. Temos uma grande dificuldade de não encontrar locais adequados para apresentações e esse projeto chega para reverter essa situação. Seria um espaço com banheiros, camarins, acessibilidade e toda a acústica necessária. Com isso, esperamos a maior participação da população nas próximas ações”, manifestou.

Conforme apurou a reportagem, a princípio, a capacidade do anfiteatro deve chegar a 250 pessoas. Ainda assim, existe a possibilidade de que esse número seja elevado posteriormente. Caso a iniciativa seja aprovada pelo Governo de Minas, um novo encontro será agendado para a próxima semana no Palácio dos Ferroviários.

2 Comentários

  1. Josias disse:

    Na inauguração do prédio do conservatório, O vice governador prometeu esse anfiteatro,três anos não é um tempo exagerado para elaborar um projeto? Agora na véspera das eleições o projeto fica pronto,aqui pra nós, eu prefiro ver para crer..

  2. poltronas para cinemas disse:

    Oi Amigos, Estamos sempre acompanhando o site. Um abraço do pessoal da poltronasparaauditorio.com.br

    http://www.poltronasparaauditorio.com.br

Deixe seu comentário: