Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Projeto “Adote uma praça” surpreende com grande adesão de empresários

sáb, 24 de abril de 2021 13:45

Com Assessoria

O projeto “Adote uma praça” foi possibilitado pela criação da lei nº 4.023, de 20 de maio de 2004 e regulamentado pelo decreto nº 10 de 03 de fevereiro de 2014. O plano, que prevê a adoção de um canteiro central, é uma iniciativa da prefeitura, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Habitação, Desenvolvimento Econômico e Turismo e Meio Ambiente, em busca de parcerias com as empresas e consórcios de empresas da sociedade civil, e tem como objetivo promover a melhoria e conservação de áreas verdes no município e fomentar a ocupação destes espaços pela comunidade.

A empresa MEDX, representada pela Dra. Renata Arantes, se reuniu com os secretários Wesley Lucas Mendonça (Planejamento), Karla Fernandes (Desenvolvimento) e Guilherme Henrique Santana (Meio Ambiente) para manifestar interesse ao projeto.

 

Assim que a parceria é firmada, a empresa adotante tem a oportunidade de executar projetos de melhorias paisagísticas e de infraestrutura nas áreas verdes pré-escolhidas pelo município. A escolha das áreas considera os critérios de visibilidade viária, distribuição na malha urbana, variação entre praças e canteiros centrais e diversidade de metragem quadrada. Em contrapartida, a empresa adotante terá o direito de associar o seu nome e marca a uma boa causa, por meio de placas nas áreas verdes adotadas, conforme o modelo previsto na legislação municipal e no edital.

Toda a população é beneficiada, já que todos contarão com praças e canteiros centrais mais limpos, revitalizados, conservados, com incrementos de infraestrutura e maior ocupação das áreas verdes.

Para participar, as empresas devem observar as diretrizes do edital de chamamento público nº 001/2021, apresentando os documentos listados no edital, bem como acompanhando as publicações do Correio Oficial do município de Araguari.

Inicialmente as praças que estão disponíveis para adoção são: Praça Dom Almir (Santa Casa e Igreja Medalha Milagrosa), Praça Elmiro Barbosa (Praça do COC), Praça Padre Eloi (Jardim Regina), Praça Farid Nader (Claerrô Sorvetes).

As empresas araguarinas Minas Mix, Arroz Vasconcelos, Solara, Badião, Sicoob, Geza, Claerrô Sorvetes e MEDX já manifestaram o interesse na parceria e adesão ao projeto.

Na manhã desta sexta-feira, 24, a MEDX, representada pela Dra. Renata Arantes, participou de uma reunião com os secretários Wesley Lucas Mendonça (Planejamento), Karla Fernandes (Desenvolvimento) e Guilherme Henrique Santana (Meio Ambiente). Na oportunidade, a empresa firmou o interesse em adotar a Praça Farid Nader.

“Quero gradecer a oportunidade que a prefeitura está nos proporcionando com essa parceria público-privada. Estamos firmando o compromisso para que a empresa da nossa família possa cuidar da Praça Farid Nader e proporcionar um ambiente agradável para população de Araguari”, destacou Renata Arantes.

O precursor da iniciativa, Wesley Lucas, comemorou o resultado rápido e falou sobre o trabalho em conjunto para o sucesso do mesmo. “O prefeito Renato Carvalho e a vice Maria Cecília incumbiram essas três secretarias para tomarem frente desse projeto. E a visão que temos é a mais positiva possível. Se a iniciativa privada for bem, consequentemente, toda sociedade vai bem. O trabalho em conjunto do Poder Público municipal e da sociedade, por meio do empresariado local, traz um ganho muito importante para todos nós cidadãos araguarinos”, destacou o secretário municipal.

Os chefes das outras duas pastas responsáveis pelo projeto também demonstraram contentamento com a iniciativa. “Estamos muito felizes com esse projeto e como uma receptividade muito positiva por parte do empresariado da nossa cidade. Isso mostra a reponsabilidade social dos empresários”, disse Karla Fernandes. “Esse projeto é de uma parceria muito positiva e de uma responsabilidade social e ambiental gigantesca. Será uma forma de melhorar a parte ambiental da nossa cidade e das áreas verdes do município. Colocamo-nos à disposição para o esclarecimento de qualquer dúvida das pessoas e empresas que estejam interessadas em fazer parte do projeto”, explicou Guilherme Santana.

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Isso é bom demais, essas empresas ajudarem a cidade a ficar mais bonita com um paisagismo novo nessas praças e outros logradouros públicos.

Deixe seu comentário: