Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional é realidade no município
qui, 15 de agosto de 2019 05:59Com Assessoria
Nesta terça-feira, 13 de agosto, a gestora social da Ceapa, a analista Social do Presp Psicóloga Meirilane foi recebida na sede da secretaria de Políticas Sobre Drogas, pelo titular da pasta Ailton Oliveira Souza e equipe do departamento de Cuidados da secretaria.
A reunião teve como objetivo definir parceria da secretaria junto ao Presp – Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional no município.
O Programa teve suas atividades iniciadas desde o mês de julho e funcionará numa parceria em rede entre a prefeitura de Araguari, através da secretaria de Políticas Sobre Drogas, Ceapa – Central de Alternativas Penais e o Presídio.
Os pré-egressos do Sistema Prisional passarão por uma triagem realizada por uma equipe do Presídio e aqueles com dependência química serão encaminhados para a secretaria de Políticas Sobre Drogas.
Esta deverá realizar a busca ativa das famílias dos detentos e daqueles que cumprem pena no regime aberto e encaminhá-los para a rede de tratamento do município, para internação em Comunidades Terapêuticas, quando assim for necessário, e após esse processo encaminhá-los para o Presp.
Formada por uma equipe de Analistas Sociais com formação em Psicologia, Direito e Serviço Social, o Presp faz o acompanhamento a egressos e seus familiares realizado por meio de atendimentos individuais e grupos de reflexão, de caráter voluntário, visando fortalecer capacidades e aptidões do público na sua relação com a família e a comunidade, considerando suas necessidades e seus direitos individuais, econômicos e culturais.
Ao longo dos acompanhamentos essa equipe e os atendidos avaliam e constroem juntos os melhores encaminhamentos para o enfrentamento de problemas, dificuldades e vulnerabilidades vivenciadas.
“O programa beneficiará pessoas que estão em regime aberto, prisão domiciliar, livramento condicional, liberdade definitiva e familiares de Egressos do Sistema Prisional. Hoje o índice de reincidência ao presídio de egressos com dependência química é de aproximadamente 75%. Com o Presp esse número diminuirá muito, diminuindo também os crimes e o número de homicídios relacionados ao uso de drogas.” afirmou o secretário Ailton Oliveira Souza.
“O Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (Presp) trabalha com aqueles indivíduos que sofreram processos de criminalização e cerceamento de liberdade. Seu objetivo é diminuir as exclusões e estigmas decorrentes dessa experiência, promovendo condições para a retomada da vida em liberdade. O programa busca o distanciamento do egresso das condições que provoquem a reincidência criminal e será uma importante ferramenta para o município de Araguari”, destacou o prefeito Marcos Coelho.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Filarmônica de Varginha em turnê histórica sáb, 13 de dezembro de 2025
- Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar sex, 12 de dezembro de 2025
- Araguari terá novo reajuste nas contas de água e esgoto a partir de 2026 sex, 12 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 12 DE DEZEMBRO sex, 12 de dezembro de 2025
- Jogo do ARAGUARI VÔLEI EVA contra Praia Grande é adiado sex, 12 de dezembro de 2025
- Anabolizantes e aparelhos celulares são apreendidos com grupo de Araguari sex, 12 de dezembro de 2025
- Prefeitura, IMEPAC e Polícia Civil iniciam parceria para proteger jovens dos riscos digitais sex, 12 de dezembro de 2025
- Agora é Lei! Vereador Guilherme Santana tem Lei sancionada: Política Municipal de Prevenção de Quedas entre Pessoas Idosas e tem aprovado Projeto de Lei sobre Conscientização da Psoríase sex, 12 de dezembro de 2025
- RADAR – 12 DE DEZEMBRO sex, 12 de dezembro de 2025
- Motorista morre em capotamento de carreta na BR-050 entre Araguari e Uberlândia sex, 12 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
