Programa de Educação em Tempo Integral objetiva ampliar o espaço educativo
ter, 14 de outubro de 2014 00:03DA REDAÇÃO – O PROETI – Programa de Educação em Tempo Integral – é desenvolvido em várias escolas de Araguari por meio de atividades voltadas para o desenvolvimento da criança e adolescente não apenas no quesito da educação, mas também do esporte e lazer.

Turmas de 6º ao 9º ano usufruem das atividades de tempo integral realizadas das 7 às 17h de segunda a sexta-feira.
Foto: Arquivo Pessoal
Em Araguari, a Escola Estadual Raul Soares tem proporcionado aos seus alunos atividades diferenciadas por meio de projetos que possibilitam uma formação completa. Em entrevista, a diretora da escola Tânia Mara Corrêa, explica a respeito do programa, que não se limita ao contexto de sala de aula.
“Até o ano passado, o PROETI contava com duas turmas, e atualmente ampliou-se para quatro, contemplando os estudantes dos anos finais do ensino fundamental, beneficiando em torno de cem alunos. O objetivo do programa é ampliar a jornada escolar dos espaços educativo e a quantidade e qualidade do tempo diário de escolarização. Portanto, o Raul Soares organiza seus espaços e busca outros, além dos muros da escola, articulando parcerias”, destaca a diretora.
Segundo informações, os estudantes contam com aulas de música no Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém e também de natação.
Para saber mais sobre as atividades ocorridas na escola, a reportagem entrevistou a professora de português Marina Montes, que detalhou sobre alguns projetos realizados por ela no PROETI, desde o ano passado.
“No projeto de gêneros textuais desenvolvo junto aos alunos o Correio do PROETI, trabalhando o gênero textual ‘Carta Pessoal’. No gênero textual ‘Reportagem’, os alunos são incentivados a criar uma reportagem coletiva”, exemplificou a professora.
Projetos como Hino Nacional e Argumentação Oral também fazem parte das atividades desenvolvidas pela professora, que explicou a respeito dos cenários utilizados e das estratégias para despertar o conhecimento dos alunos em seu outro projeto denominado “Explorando a escrita”.
“As aulas de leitura e oficinas envolvendo o projeto ocorrem em ambientes diferentes como na sala de aula, na brinquedoteca, na biblioteca e no pátio da escola. Os alunos são incentivados a trazer material do seu interesse para as aulas de leitura, ao mesmo tempo em que são oferecidos a eles gêneros textuais variados: poesia, piada, literatura infanto-juvenil, histórias em quadrinhos, artigos informativos, entre outros”, explicou.
Conforme informações, os alunos são avaliados durante todas as aulas, levando em consideração o interesse, a postura, a participação nas atividades, bem como, a criatividade nas produções e apresentações dos trabalhos.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 12 DE MARÇO qui, 12 de março de 2026
- AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA VAI DISCUTIR RADARES, VIDEOMONITORAMENTO E ARRECADAÇÃO DE MULTAS EM ARAGUARI qui, 12 de março de 2026
- Araguari intensifica fiscalização para combater focos do mosquito da dengue qui, 12 de março de 2026
- DIREITO E JUSTIÇA – 12 DE MARÇO qui, 12 de março de 2026
- Cascalho Rico realiza mutirão de tomografias em parceria com o AMVAP Saúde qui, 12 de março de 2026
- Prefeitura intensifica ações educativas sobre uso de bicicletas elétricas no trânsito qui, 12 de março de 2026
- Capacitação fortalece atuação das equipes da Assistência Social em Araguari qui, 12 de março de 2026
- MOMENTO DO VÔLEI – 12 DE MARÇO qui, 12 de março de 2026
- Araguari amplia qualificação no boxe em curso com técnico da Seleção Brasileira em Tóquio qui, 12 de março de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo intensifica manutenção em estradas rurais para garantir segurança e preservação ambiental qui, 12 de março de 2026
> > Veja mais notícias...
Havera proeti este ano de 2016