Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Profissionais do setor de TFD fazem busca ativa de pacientes que estão em lista de espera

ter, 31 de julho de 2018 05:37

Da Redação 

A secretaria de Saúde informou que o setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) não fará atendimento ao público no período da manhã entre os dias 30 de julho e 10 de agosto. A pausa acontecerá porque os profissionais pretendem fazer busca ativa dos pacientes cadastrados que aguardam algum tipo de procedimento e, até a presente data, não obtiveram resposta ou agendamento.

O tratamento continua sendo disponibilizado pela prefeitura, tendo em vista que é um instrumento instituído pela Portaria nº 55/99 da Secretaria de Assistência à Saúde (Ministério da Saúde) visando tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem.

O TFD é autorizado somente quando estão esgotados todos os meios de tratamento dentro do município, em procedimentos de alta e média complexidade. Ao promover o tratamento desta natureza, o município deve prestar contas relacionadas a cada paciente.

Em Araguari, a secretaria de Saúde faz os encaminhamentos. Quando o paciente recebe determinado diagnóstico, é direcionado pelo médico do município, e o formulário do TFD é preenchido e encaminhado para ser classificado pelo médico regulador. Posteriormente, é feita a solicitação da abertura do prontuário à secretaria de Saúde do município em que será atendido e, somente após a devolutiva do prontuário, é feita a inclusão na planilha de solicitação de agendamento.

Em aproximadamente 30 dias, a vaga é liberada para o paciente. Porém, conforme pontuado no começo do ano, em Araguari, a maior dificuldade é devido à demanda reprimida, visto que há pacientes desde 2013 aguardando para realizar o tratamento. É justamente por esta circunstância que a secretaria de Saúde está reorganizando o setor.

De acordo com informações da coordenação do setor, a intenção é organizar a fila de espera desta demanda reprimida, principalmente dos anos de 2013 a 2016. Esse trabalho de filtragem é para que os procedimentos possam ser reavaliados e, desta forma, sejam tomadas as providências cabíveis.

Caso o paciente desta demanda reprimida não receba a ligação da equipe, a recomendação é que procure o setor munido do protocolo deixado na secretaria de Saúde. Para outras informações, o paciente também pode entrar em contato pelo telefone (34) 3690-3134 no horário de 13 às 17 horas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: