Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Profissionais de Unidades Básicas de Saúde apresentam solicitações aos vereadores

qua, 13 de setembro de 2017 05:28

Da Redação

Enfermeiros e Educadores Físicos de Unidades Básicas de Saúde não recebem adicional de produtividade

Os Enfermeiros e Educadores Físicos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) estiveram na Câmara Municipal nessa terça-feira, 12, para solicitar o apoio dos vereadores quanto ao recebimento do adicional de produtividade.

Ihelena Soares Alves é enfermeira de UBS em Araguari há doze anos e afirma que a luta da classe para o recebimento do adicional é antiga. “Essa é uma batalha que, durante muitos anos, acreditamos que estivesse perdida. Muitos de nossos colegas pediram exoneração, pois não tinham como trabalhar na área de saúde recebendo o salário que nós temos e com uma grande responsabilidade”.

Enfermeira comenta que a classe é a única a não receber o adicional de produtividade na UBS

Educadores Físicos realizam entre 400 e 800 procedimentos ao mês

 

De acordo com a profissional, os enfermeiros são responsáveis pela apresentação do Boletim de Produção Ambulatorial (BPA). “Somos responsáveis técnicas pelo serviço e assinamos o BPA, que é apresentado ao governo. Toda a produção da unidade de saúde passa por nossas mãos e é através da apresentação desse documento que o município recebe as verbas do Ministério da Saúde”.

A enfermeira afirma que, atualmente, todos os outros profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde recebem o adicional de produtividade. “Nós estamos sendo preteridos há muito tempo e em várias situações, pois os médicos, dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, psicólogos e assistentes sociais recebem esse adicional, menos o enfermeiro que, além de tudo, responde pela unidade”.

Segundo a profissional, a secretaria de Saúde conta com aproximadamente trinta enfermeiros de Unidade Básica de Saúde. “Nós queremos a isonomia, ou seja, gostaríamos de receber a mesma produtividade que o profissional odontólogo, que também é um profissional de nível superior.”

A classe esteve reunida com a secretária de Administração, Thereza Cristina Griep, e recebeu propostas. “Fomos bem atendidos e ficamos bastante esperançosos de que nossa luta possa ter resultados positivos, então, estamos pedindo também o apoio dos vereadores para que possamos ter esse reconhecimento do nosso trabalho”, comenta a enfermeira.

A educadora física, Mara Núbia Ferreira, também apresentou aos vereadores a solicitação da classe. “Hoje a secretaria de Saúde conta com três educadores físicos, que atendem nas Unidades Básicas de Saúde e no CAPS, promovendo a melhor qualidade de vida da população e também queremos reivindicar o adicional de produtividade”.

Mara Ferreira acrescenta que o Educador Físico realiza entre 400 e 800 procedimentos por mês. “Com a prática da atividade física, os gastos na área de saúde e com medicamentos são reduzidos. Nós trabalhamos muito para que a população araguarina tenha uma qualidade de vida melhor e também pedimos o apoio dos vereadores para que possamos ser remunerados de acordo com o serviço que prestamos”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: