Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Professores estão inseridos no grupo prioritário da campanha de vacinação contra gripe

ter, 18 de abril de 2017 05:27

por Mel Soares

A campanha de imunização contra a influenza contempla todo o país, incluindo Araguari que recebeu sete mil doses da vacina na quarta-feira,12. Devido ao feriado, as atividades de entrega nas unidades de saúde foram feitas completamente na manhã desta segunda-feira, 17, dia em que foi iniciada a vacinação.

A coordenadora do departamento de epidemiologia da secretaria de Saúde, Lúcia Hirono, explica que todos os postos de saúde da cidade estão aptos a promoverem os trabalhos. As unidades estarão abertas de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30 até o dia 26 de maio, sendo que no dia 13 do mesmo mês acontece a Dia D. “Apenas a unidade do bairro Chancia não irá disponibilizar o serviço, pois a sala de vacina ainda não está totalmente pronta para a realização do procedimento”, destacou.

Sete mil doses da vacina chegaram em Araguari

Sete mil doses da vacina chegaram em Araguari

 

Os grupos contemplados são os mesmos de campanhas anteriores, acrescentando apenas os professores de escolas estaduais, municipais e particulares. “Mais de 1700 profissionais da educação receberão a imunização. Lembrando que o governo liberou as doses apenas para professores em atividades. Outros funcionários de escolas como recreadores não fazem parte da lista de contemplados”, reforçou.

Segundo Lúcia Hirono, os professores devem aguardar, pois os colégios ainda serão informados sobre os locais em que ocorrerão a vacinação. “A imunização irá acontecer em postos de saúde próximos a escola em que os profissionais trabalham”, acrescentou.

Lúcia explica que a classe foi inserida no grupo prioritário após um grupo de professores entrar com liminar no Ministério da Saúde justificando que estão expostos diariamente ao vírus da Influenza tendo em vista os ambientes fechados onde as aulas são ministradas.

“O Ministério da Saúde juntamente com o MEC realizaram estudo e resolveram liberar as cotas”, contou a coordenadora.

A coordenadora acrescenta que se houver sobra, outras categorias da educação podem receber a imunização. No entanto, ela lembra que a cobertura passou de 80 para 90% este ano. “A expectativa é de que novas doses sejam encaminhadas, mas mesmo assim não garantimos vacina para ninguém que não esteja inserido na lista do grupo prioritário, o qual foi estabelecido nacionalmente”, afirmou.

A importância do cartão de vacina foi destacada pela coordenadora no final da entrevista. “Trata-se de um documento. Com ele os trabalhos são promovidos com agilidade, portanto, esperamos que os araguarinos se conscientizem e não se esqueçam de apresentá-lo”.

Grupo prioritário

O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: