Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Professores decidem pelo fim da greve, mas as mobilizações continuam em todo o Estado

sáb, 8 de abril de 2017 05:55

Da Redação

Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 7, uma assembleia para tratar sobre as recentes propostas apresentadas pelo governo do Estado, no que se refere à Educação no estado de Minas Gerais. Na pauta, os profissionais discutiram temas relacionados principalmente ao aumento do Piso Salarial e à Carreira dos educadores.

O evento promovido pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE/MG) subsede Araguari, aconteceu no Conservatório Estadual de Música e Artes “Raul Belém” e contou com a participação de profissionais locais e apoiadores do movimento de greve.

Trabalhadores estão em greve contra a PEC da reforma da Previdência desde março

Trabalhadores estão em greve contra a PEC da reforma da Previdência desde março

 

De acordo com os participantes, na ocasião foi possível avaliar a negociação com o governo do Estado, os rumos da greve nacional da educação e o posicionamento dos educadores contra a reforma da Previdência do governo de Michel Temer (PMDB), assunto que foi abordado pelo deputado estadual Rogério Correa (PT-MG) durante sua palestra.

Os trabalhadores também decidiram pela suspensão da greve, assim, eles retornam às salas de aulas no dia 10 de abril. Segundo o SindUTE/MG, a greve atingiu todo Estado, com adesão de até 100% em algumas cidades. Em Araguari, a informação é de que aproximadamente 50% dos professores tenham paralisaram suas atividades.

Grande número de educadores também se reuniram na última quinta-feira, no pátio da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte, quando a categoria decidiu voltar às salas de aula a partir do próximo dia 17. Apesar disso, a orientação é de que as mobilizações continuem em todo o estado. Segundo ressaltou o coordenador José Luís da Costa, várias outras atividades estão marcadas para este mês de abril. Dentre elas está a greve nacional que acontece no dia 21. No dia 28 a categoria volta a parar, em protesto contra a PEC da reforma da Previdência.

Negociação
Por meio de nota, a secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) informou que não foi comunicada oficialmente sobre o fim da greve dos trabalhadores. Segundo a secretaria, das 3.662 unidades de ensino da rede estadual, 1.688 encontravam-se em greve e 743 em atividade. Outras 1.231 não informaram a situação. No total, 909.176 estudantes ficaram sem aulas no estado. As aulas perdidas em função da greve deverão ser devidamente repostas, em calendário a ser definido por cada escola, visando garantir os dias do ano letivo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: