Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Professores da rede estadual se reúnem para discutir assuntos relacionados à designação

ter, 7 de fevereiro de 2017 05:14

Da Redação

Os erros encontrados nas listas de designação on-line foram colocados em pauta

Profissionais da Educação se reuniram para discutir assuntos relacionados à designação on-line, às falhas apresentadas pelo site responsável pela divulgação de vagas e cargos.  O encontro foi promovido nesta segunda-feira, 6, no Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG) subsede Araguari.

Os professores da rede estadual demonstram insatisfação quanto aos erros no processo de designação  foto SindUTE

Os professores da rede estadual demonstram insatisfação quanto aos erros no processo de designação
Foto SindUTE

 

Na ocasião, os professores que estão pleiteando os cargos P1 – que atuam no Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, supervisão e ATB (Assistente Técnico de Educação Básica) receberam novas orientações, uma vez que foram encontrados mais erros quanto às novas listas divulgadas pelo sistema. “Os educadores estão insatisfeitos com esta situação, uma vez que muitas pessoas foram designadas para cargos errados ou até mesmo para vagas que não existem nas escolas de Araguari,” afirmou o diretor estadual do SindUte, Aurívio Veiga.

Conforme ressaltou, a diretoria realizará um levantamento com base nas queixas recebidas e posteriormente irá propor uma discussão junto ao Governo do Estado. Na tentativa de solucionar o problema, o Sindicato também entrará com recursos na Justiça para os cargos ATB (Assistente Técnico de Educação Básica); AEB (Analista de Educação Básica); ANEIE e PEB – regente de turma (Analista Educacional/Inspetor Escolar). A orientação é para que os profissionais que se sentirem prejudicados procurem o Sindicato situado à rua Aurélio de Oliveira, 575, bairro Centro.

Sobre o processo de designação via internet, o diretor ressaltou que era grande a expectativa quanto a um sistema informatizado, o que garantiria mais transparência à seleção de profissionais da educação, o que não aconteceu. “Infelizmente estamos enfrentando muitos problemas, mas o único meio de evitar mais erros por hora é promover a designação presencial. Vamos verificar se teremos quantidade de profissionais para atender os alunos e dar início às aulas, conforme determinação da Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia,” disse.

O ano letivo para os alunos de 1° ao 5° ano (Ensino Fundamental I) começa a partir desta quarta-feira, 8. Conforme apurou a reportagem, as aulas do Ensino Fundamental II (do 6° ao 9° ano) e o Ensino Médio (1° ao 3° ano) tiveram início na segunda-feira, 6, conforme determinação da secretaria de Estado de Educação.

Segundo informações do Sindicato, mais de dez escolas estaduais que oferecem o ensino fundamental I foram afetadas, dentre elas, o Padre Elói, Padre Damião, Antônio Nunes, Eleonora Pieruccetti, Rainha da Paz, Katy Belém, Paes de Almeida, São Judas, Costa Sena e José Carneiro. Com a ausência de professores, os funcionários que exercem esta função são os supervisores que, assim como os assistentes de secretaria, também não foram contratados devido à falha no sistema de designação on-line.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: