Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Produção de mel ganha destaque em Araguari e região

sex, 27 de junho de 2014 00:27
Por meio da apicultura migratória, produção de mel é intensificada em todo Estado. Foto: Divulgação

Por meio da apicultura migratória, produção de mel é intensificada em todo Estado. Foto: Divulgação

DA REDAÇÃO – Uma das principais atividades econômicas, a apicultura, acaba de ganhar reforço. Apicultores de Araguari e região vêm promovendo a apicultura migratória, com a prática, os produtores conseguiram triplicar a produção de mel em Minas Gerais.
Diferente da apicultura fixa, as colmeias migratórias permanecem populosas por um longo período sem a necessidade de alimentação complementar. Assim, o apicultor  investe em mão-de-obra especializada e transporte adequado e obtém maior produção com esse tipo de apiário.

Segundo apurou a reportagem, em Araguari a produção de mel chega a quase sete toneladas por ano e para impulsionar a atividade no município, a Emater realiza doações de kits com materiais necessários à produção para apicultores. “Possuímos ainda créditos especiais para os apicultores desenvolverem a atividade, e esse tipo de atividade tem mostrado bons rendimentos,” afirmou o engenheiro agrônomo da Emater de Araguari André Luiz de Figueiredo Campos.

Profissionais da área afirmam que no município, a apicultura tem sido considerada uma das principais opções para a agricultura familiar, devido ao grande número de atividades interligadas a produção de mel. Segundo explicou o apicultor Sérgio Bronzi, no início de cada florada, principalmente do eucalipto e girassol a produção aumenta.

Para exemplificar o desempenho, na apicultura tradicional o produtor colhe em média 15 quilos por colmeia. Na apicultura migratória, ele pode conseguir até três vezes mais. “Atualmente trabalho com a apicultura fixa e também a migratória e minha produção teve um aumento considerável. Das 200 colmeias, 78 estão produzindo de 25 a 30 quilos de mel cada uma. Com a apicultura migratória, a produção mais que dobrou,” contou o apicultor.

Apesar da facilidade, é preciso mão-de-obra qualificada uma vez que os apiários tradicionais, como são conhecidos os conjuntos de colmeias, ficam sempre no mesmo lugar, por sua vez os apiários migratórios podem ser deslocados para locais com maior incidência de floradas. Assim, precisam ter estruturas mais reforçadas. “Tal reforço é devido aos constantes carregamentos e descarregamentos sofridos pelas colmeias, além das vibrações da carroceria do caminhão durante o transporte,” finalizou Sérgio Bronzi.

1 Comentário

  1. Carmem De resende Campos disse:

    Gostaria de saber onde posso encontrar geleia real,em Araguari para comprar!

Deixe seu comentário: