Ficha Técnica – Procura-se ser humano
qui, 10 de setembro de 2015 08:34
Uma senhora entra no ônibus lotado e na velocidade da luz a garota ao seu lado começa a dormir. Um motorista agradece a chuva, mas lança uma poça sobre outra meia dúzia que andava na calçada. Ele buzina no trânsito pedindo pressa, mas é ofuscado por seu próprio som automotivo. Diz ter compaixão pela igualdade social e pelos refugiados na Europa, mas reclama do aumento do dólar e dos haitianos que chegaram depois da Copa.
A cada cena que me deparo nas ruas, mais perdidamente apaixonado sinto-me pelo Bob, um labrador de seis anos de idade. Se ele falasse, certamente daria boas risadas daquilo que impera por aqui. Gente que não passa fome, mas se alimenta de hipocrisia. Que reclama dos gols da Alemanha, mas faz um gol-contra a cada esquina. Que critica o Vasco, mas nunca fez algo para vencer na vida.
Há dois meses, o craque português Cristiano Ronaldo não comemora um gol. Ao todo, são 583 minutos sem marcar. Não muito distante, crises ainda piores aterrorizam inúmeros de seus fãs. O drama dos imigrantes na Europa é apenas um retrato daquilo que contamina a humanidade em sua essência. Um resquício de outros tantos que comeram o pão que o diabo amassou longe das câmeras no café da manhã.

Criança síria joga bola sobre os escombros (Divulgação)
Essa semana, 80 times da Liga dos Campeões e da Liga Europa anunciaram que doarão um euro a cada ingresso vendido para as partidas, uma arrecadação equivalente a R$ 12,7 milhões. Para se ter uma ideia da influência dos refugiados no Velho Continente, 11 dos 23 campeões mundiais pela Alemanha vieram de famílias de imigrantes. No Brasil, o número de sírios cresceu 9.000% desde o início dos conflitos no país.
Há anos, um mestre chamado Francisco de Assis França alertava que basta dar “um passo à frente, e você não está mais no mesmo lugar”. O que parecia óbvio deu lugar a uma coleção de dúvidas. Confesso que desconheço se estamos no caminho certo, mas precisamos de um novo roteiro. A hipocrisia é a mais nova fantasia do cotidiano, e isso não é culpa da crise, e sim da falta de ser humano.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Tremor não impacta as barragens seg, 15 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE DEZEMBRO dom, 14 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO -13 DE DEZEMBRO dom, 14 de dezembro de 2025
- Motoristas da Saúde de Tupaciguara recebem treinamento abrangente focado em qualidade e ética dom, 14 de dezembro de 2025
- Polícia Rodoviária Federal e concessionárias seguem mobilizadas com passagem de super carga dom, 14 de dezembro de 2025
- Supercopa Panda Mito – São Bernardo dom, 14 de dezembro de 2025
- Série Bronze de Futsal LAFS – Elo Imports dom, 14 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Romaria desenvolve programa especial de Natal com entrega de presentes dom, 14 de dezembro de 2025
- Projetos de Lei são aprovados em sessão extraordinária da Câmara dom, 14 de dezembro de 2025
- Polícia Militar de Meio Ambiente encerra atividades do Progea 2025 dom, 14 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
