Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Procedimentos para castração devem ser iniciados no mês de janeiro

ter, 19 de dezembro de 2017 05:18

Da Redação

Para evitar a procriação e minimizar o cenário de abandono de animais a gestão municipal do governo passado deu início a construção do Centro de Castração, viabilizado ao lado do Canil Municipal, localizado na região do bairro São Sebastião.

As obras tiveram início em outubro de 2015 sendo finalizadas e inauguradas no segundo semestre do ano passado. A estrutura conta com três salas, sendo uma de assepsia, uma para a cirurgia e um espaço com baias para a recuperação dos animais após o procedimento.

Projeto visa reduzir o número de cães abandonados

Projeto visa reduzir o número de cães abandonados

 

Para viabilizar o funcionamento, a atual gestão aguarda a liberação de alvará e a expectativa é de que os procedimentos de castração comecem no próximo ano. Além deste projeto voltado a diminuir o número de animais abandonados a intenção do novo diretor, Guilherme Borges Pereira de Carvalho, é estimular a adoção através de feira de adoção prevista para ser viabilizada também em 2018.

Conforme acompanhado pela reportagem, um dos animais que permaneceu no Canil por algum tempo foi o cão Rui, que tem aproximadamente dois anos de idade e foi vítima de maus-tratos. Ele foi adotado no mês de setembro pela família da Júlia de Freitas Machado, que viu o cão por meio de uma postagem em rede social. “Poucos dias depois que assisti o vídeo consegui convencer minha família a adotar. Agora são três animais. Aliás, são quatro, porque, quando o Ruy chegou ele cruzou com a outra cadela que temos”, acrescentou.

Sobre adoção, o diretor do Canil afirma que não basta ser maior de idade, é necessário assinar termo se responsabilizando pelo animal. “Inclusive o adotante é conscientizado de que ele pode receber a nossa visita”, destacou. Interessados em adotar podem entrar em contato com o Canil por meio do número: 3690-3094.

Benefícios da castração

Segundo a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal) apenas uma cadela, com vida reprodutiva de seis anos, pode gerar 100 descendentes. Além de não ocorrer mais o cio, a castração reduz completamente o risco de tumores de mama, próstata e tumores transmitidos sexualmente, favorecendo também a saúde do animal aumentando a sua expectativa de vida e eliminando a gravidez psicológica.

Conforme informações, animais castrados não ficam apáticos, apenas se tornam menos agitados ou agressivos devido aos hormônios sexuais. O cão castrado continua com seu instinto de guardião da casa, pois sua personalidade não muda. A castração também não engorda o animal, desde que os exercícios e a quantidade de comida sejam adequados.

Fonte: www.saudeanimal.com.br

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: