Problemas na entrega de correspondências de responsabilidade dos Correios geram manifestação em rede social
qua, 13 de julho de 2016 05:40Da Redação
Para ter acesso, moradores precisam se deslocar até a agência, situada no Centro
A entrega de correspondências ainda não é disponibilizada em todos os residenciais do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ do Governo Federal. Frequentemente, o assunto é discutido nas redes sociais com o objetivo de que os responsáveis tomem providências.
O morador do Portal dos Ipês, Danilo José Lemos Lucas, disse à reportagem que foi preciso colocar o endereço do local de trabalho em seus pedidos postais no intuito de evitar transtornos. “As contas de energia e água são encaminhadas diretamente pela Cemig e SAE. Um dos pré-requisitos impostos pela agência dos Correios é de que fosse instalada a caixa de correspondência. Mas não adiantou. O problema se estende desde quando o residencial foi inaugurado, em setembro de 2015”, revelou.
Conforme apurado pela reportagem, compete a prefeitura os serviços de envio aos Correios dos mapas e informações necessárias para que a empresa viabilize o CEP (Código de Endereçamento Postal).
Segundo o gerente de distribuição dos Correios, Aurélio Tavares de Castro, a comunicação entre os Correios e a autarquia municipal tem sido positiva. Ao utilizar a tribuna da Câmara Municipal no mês passado, ele admitiu que o número de funcionários não atende à demanda da cidade.
“Araguari possui 32 carteiros. Para atender a demanda são necessários mais cinco. Uma das alternativas é fazer a distribuição internamente, onde as correspondências estão disponibilizadas na agência. Uma forma prevista na legislação até que consigamos o recurso”, explicou.
O vereador Wesley Lucas de Mendonça (PPS) faz parte dos representantes no Legislativo que reivindicam tais direitos. De acordo com o edil, os moradores têm passado por constrangimentos. “A comunidade, principalmente dos residenciais Portal dos Ipês e Bella Suíça III, precisa encaminhar as correspondências para as casas de parentes e, muitas vezes, essas cartas são violadas, trazendo transtornos” destacou.
Na semana passada, o vereador encaminhou ofício ao Ministério Público por meio da Curadoria de Proteção e Defesa do Consumidor solicitando providências. “Muitas pessoas não tem condições financeiras de se deslocar até a agência. Além disso, em alguns casos as contas venceram”, ressaltou.
Para obter as correspondências, os moradores precisam se deslocar até a agência, localizada na rua Rio Branco, 542, Centro, e retirar os objetos no prazo máximo de 30 dias.
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eu sou residente da rua helena calixto vieira nr 12. esquina com rua das araras, aqui passam em media dois carteiros por dia, um de bike, outro de viatura fiorino, e minhas correspondencias nao chegam, alegam endereço inexistente, nem se eles quisessem esconder da fachada da minha residencia eles conseguiriam. agora: ligar nos correios ou ser atendido pelo gerente, ai sim; isso é dificil, dificil nao, raro vc conseguir atendimento. entao o problema nao esta no carteiro, mas sim na adm.
quem fiscaliza os Correios é o MPF em Uberlândia, é preciso cobrar do mesmo soluções, mas parece que já estão apurando.
Vergonha.
Tantas desculpas que estes gestores públicas dão. De quem é a responsabilidade? o Correio é público federal, deveria ser das autoridades federais. Porém os políticos municipais deveria atuar mais veemente para cobrar solução. Desculpa da falta de carteiros não serve. Vereadores é ano de eleição, chega de quebra molas e alterar nomes de ruas. Serviço é essencial aos moradores destes bairros. Deixem a cidade crescer.
Dica pra quem tem problema:
Vai no site Reclame Aqui, e abra uma reclamação dos Correios da nossa cidade. O gerente daqui irá procurar você pra conversar.
32 carteiros são poucos? Isso é conversa fiada, a qualidade desses 32 é que precisa ser reavaliada pois esse já é um número elevado e “deveria” ser mais do que suficiente, e no caso dos correios o que falta é competência. Por exemplo a Companhia de Energia Elétrica possui um número muito inferior de leituristas e bem ou mal conseguem realizar suas tarefas diárias. Eu mesmo há dois anos venho tendo de pagar minha fatura de cartão de crédito com apresentação do próprio cartão, pois o vcto é todo dia 11 e nunca recebo a fatura antes do dia 14/15 ou seja já vencida…sem contar quando há extravio! E o problema começa lá em cima “administrativamente” e se você reclama no site deles, eles ainda inventam mil desculpinhas.