Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Primeiro mutirão do ano em combate ao Aedes aegypti acontece neste fim de semana

sex, 20 de janeiro de 2017 05:40

Da Redação

Objetivo é eliminar focos do Aedes aegypti, responsável também pela transmissão de chikungunya, zika e febre amarela.

A guerra contra o mosquito Aedes aegypti não pode parar. Neste sábado, 21, a prefeitura realiza ao longo do dia o primeiro mutirão de limpeza deste ano, no bairro Novo Horizonte. O ponto de apoio será na Escola Municipal Papa João XXIII, situada na rua Otacílio Pinto de Oliveira.

Realizada pela secretaria de Saúde e coordenada pela secretaria de Governo, a iniciativa é voltada a identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito, transmissor de doenças graves como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.

Iniciativa é voltada a identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito

Iniciativa é voltada a identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito

 

Para isso, os agentes de endemias da secretaria devem contar com o apoio do 2º Batalhão Ferroviário. “Os agentes irão entrar nas casas, fazer a vistoria e a coleta de materiais que servem de criadouros, procedendo a limpeza dos quintais e o Batalhão virá com os caminhões para recolher o lixo. Temos uma estrutura para realizar a limpeza no bairro durante o trabalho,” comentou o secretário de Saúde, João Batista Arantes da Silva.

Cada vez mais forte, o mosquito também transmite mais doenças. Apesar do município não apresentar um número elevado de casos de dengue, a chegada do período chuvoso reascende o alerta para a importância do combate e da prevenção. No dia-a-dia, os agentes realizam o trabalho de rotina nas residências. A ideia da prefeitura é promover nos finais de semana, provavelmente a cada 15 dias, mutirões de limpeza como este em outros bairros.

Por fim, o secretário pediu à população que não se esqueça de cooperar. “O mosquito agora é vetor de quatro doenças. Não pode deixar água parada, tem que tampar a caixa d’água, olhar bem qualquer tipo de recipiente ou local que sirva de criadouro. A equipe estará uniformizada e acredito que a maioria dos moradores está acostumada com o trabalho. O que vamos fazer é intensificar as visitas,” concluiu.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: