Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Presidente da OAB visita TJMG no intuito de agilizar construção do novo Fórum de Araguari

ter, 12 de julho de 2016 05:26

Da Redação

Moradores e servidores de Araguari sofrem com o excesso de processos judiciais no fórum Doutor Oswaldo Pieruccetti. Para solucionar o problema, melhorar as condições de trabalho e atendimento à população, será construída uma nova sede na cidade. Para agilizar este processo e viabilizar um prédio amplo, que atenda as necessidades da Comarca de Araguari, o presidente da 47ª subseção da OAB – Araguari, Dalto Umberto Rodrigues esteve no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em Belo Horizonte, na última quinta-feira, 7.

Desembargador Dr. Carlos Henrique Perpétuo Braga.

Desembargador Dr. Carlos Henrique Perpétuo Braga com o presidente da OAB Araguari Dalto Umberto

 

Na ocasião, se reuniu com o superintendente do Tribunal e desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga, e solicitou apoio à construção da nova sede do Fórum. “Estamos satisfeitos, pois, todos os assuntos tratados tiveram desdobramentos positivos. O desembargador nos assegurou que irá agilizar o processo de licitação, no intuito de escolher a empresa que ficará responsável pela construção da nova sede. Posteriormente, buscar a antecipação da ordem de serviço. A previsão é de que as obras durem aproximadamente dois anos,” disse.

A nova sede do fórum de Araguari será construída no bairro Jardim Interlagos. As plantas do prédio estão prontas e o terreno foi doado ao Estado em dezembro de 2008. Desde então, mobilizações foram realizadas no sentido de viabilizar a construção, mas a falta de força política junto ao TJMG fez com que outras comarcas fossem atendidas, inclusive de localidades menores do que Araguari.

Desembargador Dr. Carlos Henrique e o presidente do TJMG desembargador Dr. Herbert.

Desembargador Dr. Carlos Henrique e o presidente do TJMG desembargador Dr. Herbert

 

O novo fórum será custeado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. O prédio estará entre os mais modernos do estado, com 7.453,47 metros quadrados de área construída, seis pavimentos, dois elevadores, ar condicionado central e acessibilidade para portadores de deficiência. A capacidade é para abrigar 13 varas.

Ainda durante o encontro, foram colocados em pauta outros assuntos relacionados à falta de juiz na Vara Criminal e à implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) no município, visando a automação do Judiciário. “O PJE é um sistema que facilitará o acompanhamento de processos judiciais, mas para isso precisamos da nova sede onde serão instalados os equipamentos necessários para disponibilizar este serviço a advogados, magistrados, servidores ou partes que precisarem atuar nos novos processos,” explicou.

Também participam da reunião o presidente do Tribunal de Justiça desembargador Herbert José Almeida Carneiro e o primeiro vice-presidente desembargador Geraldo Augusto de Almeida. O Poder Judiciário de Minas detém 296 comarcas e 700 prédios administrados.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: