Terça-feira, 24 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Preparação para o 1º turno das Eleições 2024: a importância da ‘colinha’

ter, 17 de setembro de 2024 09:31

Da Redação

O voto é inicialmente digitado para vereador e, em seguida, para prefeito
Divulgação

Faltando pouco menos de um mês para o 1º turno das Eleições Municipais 2024, agendado para 6 de outubro, o eleitor já está familiarizado com os números dos seus candidatos? Para evitar atrasos e erros na hora da votação, a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores levem uma anotação pessoal com os números dos candidatos em quem pretendem votar.

O uso da popular “colinha” é uma prática reconhecida, aceita e estimulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE),

através de várias orientações gerais para as eleições, até mesmo em materiais educativos e informativos.

A “colinha” ajuda o eleitor a não esquecer o número da candidata ou do candidato; proporciona celeridade na votação e contribui para o fluxo das filas nas seções eleitorais.

É proibido, na cabine de votação, conforme a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e a Resolução TSE nº 23.736/2024, ao eleitor portar telefone celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, ainda que desligados.

Ressalta-se que, de acordo com a legislação eleitoral, o voto é inicialmente digitado para vereador e, em seguida, para prefeito. Nas Eleições de 2024, candidatos e candidatas serão escolhidos para as prefeituras e câmaras municipais em mais de 5,5 mil cidades brasileiras, com um total de mais de 155 milhões de eleitores.

Para vereador, são cinco dígitos. Os dois primeiros correspondem ao partido político (caso em que é possível votar somente na legenda, se desejar) e os três seguintes são os que identificam o candidato ao cargo.

Para prefeito, o número a ser digitado na urna eletrônica é composto de dois dígitos. Após o registro do último voto, aparecerá, na tela da urna, a palavra “FIM”.

Nas cidades com mais de 200 mil eleitores, se necessário, o 2º turno para o cargo de prefeito (sistema majoritário) será realizado no dia 27 de outubro. Isso ocorrerá

somente se nenhum dos candidatos tiver obtido mais da metade dos votos válidos (maioria absoluta) no 1º turno. Não haverá 2º turno para o cargo de vereador.

Vale destacar que, Araguari conta com 91.533 eleitores, 283 seções, distribuídas em 49 locais de votação. Em Indianópolis são 16 seções, em 2 locais de votação.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: