Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura visa investir 23 milhões em obras de drenagem

sex, 8 de abril de 2022 09:14

Da Redação

 

Durante a campanha eleitoral de 2020, o até então, candidato a prefeito Renato Carvalho fez um vídeo, em alguns pontos de alagamentos de Araguari e postou nas redes sociais. Nessa publicação ele assumiu o compromissivo de mudar essa situação, caso fosse eleito.

“Quando estive nos pontos mais castigados pelas chuvas, eu não imaginava a dimensão de tudo e pensava que poderia resolver os problemas de drenagens com pouco recurso. No entanto, a situação é muito pior, são falhas em diversas bacias da cidade, que acabam desaguando nesses pontos. Não são casos localizados e sim inquérito, podemos chamar de efeito dominó. Lamentavelmente, na política de forma geral, não se investe em obras de infraestruturas. Agora não tem jeito, é preciso resolver de uma vez por todas e com isso, vamos investir, quem sabe um dos maiores recursos gastos em obras de captação de água, para acabar com esses problemas de alagamento” disse o prefeito, Renato Carvalho.

Casos de alagamentos, como na rua Ponte Terra, provocam sérios transtornos e estão ligados à falta de infraestrutura de outras partes da cidade.

 

A Drenagem Pluvial dos Bairros Independência/Santiago é um projeto que surgiu da necessidade de drenar as águas pluviais da região. No período chuvoso, as áreas próximas ao CAIC e rua Ponte Terra ficavam intransitáveis.

O projeto contará com mais de 8 km de linha de drenagem (redes tubulares e celulares). Serão instaladas mais de 200 bocas de lobo e será realizado um trabalho de urbanização do Bolsão, situado próximo da avenida Marechal Rondon.

A obra também prevê a pavimentação de várias ruas, que ainda são de solo natural (terra), como: alameda Goiás; rua Indianópolis; travessa dois; rua Araxá (trecho); rua Coromandel e travessa (trecho); rua Eduardo Barbosa (trecho); rua dois e rua um (trecho). Todas nos bairros Santiago e Independência.

De acordo com a estimativa da Prefeitura de Araguari, o custo total da obra será superior a 23 milhões de reais e a previsão é que toda essa adequação seja concluída em 20 meses.

A prefeitura também informou que a fase de licitação foi finalizada e o certame foi divulgado no último dia, 4. A expectativa é no mês de julho seja dada a ordem de serviço para dar início aos trabalhos.

“O grande desafio do município é trabalhar com sistema de drenagem sem grande porcentagem de declividade, tendo em vista que Araguari é muito plana. Por essa razão, temos, via de regra, obras de drenagem com volume muito alto de escavações, o que coopera consideravelmente com o valor. Essa obra contará inclusive com os bueiros celulares de concreto, tendo em vista os volumes de água pluvial captados pela bacia de contribuição”, finalizou o secretário Municipal de Obras, Luiz Felipe de Miranda.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: