Prefeitura realizará o pagamento do PMAQ aos servidores em duas parcelas semestrais
sex, 26 de maio de 2017 05:45por Stella Vieira
Bonificação será concedida pelo cumprimento das metas estabelecidas pelo programa
A verba proveniente do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) é repassada aos municípios que cumprem as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nessa terça-feira, 23, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 080/17, determinando que parte da verba será concedida a profissionais que trabalham no programa Estratégia de Saúde da Família como forma de bonificação.

Terão direito à bonificação servidores específicos da Estratégia de Saúde da Família
De acordo com a coordenadora da Atenção Primária da secretaria de Saúde, Marislene Pulsena da Cunha Nunes, o PMAQ é renovado a cada doze meses. “O programa avalia o cumprimento de metas, sendo que, nos anos de 2015 e 2016, as 17 equipes de Saúde da Família conferiram ao município 100% dos recursos financeiros pelo cumprimento total das metas”.
O Projeto de Lei 080/17, aprovado na terça-feira, passou a conceder benefícios aos profissionais que trabalham nas unidades. “A aprovação desse projeto foi extremamente importante, pois remete à valorização do profissional que executa as ações e cumpre as metas”.
A coordenadora esclarece que o programa existe desde 2011, porém, o município não possui a obrigação de repassar o valor diretamente aos profissionais. “Percebemos que a gestão atual valorizou o trabalhador, pois essa verba poderia ser utilizada de outras formas, como em ações, remuneração dos profissionais, dentre outros, mas com o novo Projeto de Lei, 50% do recurso do ano de 2016 será repassado aos profissionais em forma de bonificação, como prêmio de desempenho”.
Segundo o Projeto de Lei, a bonificação pode ser paga em uma parcela anual ou duas parcelas semestrais. “Optamos por pagar o PMAQ nos meses de junho e dezembro, então, 50% do valor será repassado em uma parcela e 50% na próxima. Terão direito à bonificação os médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários da Estratégia de Saúde da Família”.
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica foi criado pelo Ministério da Saúde para incentivar gestores e profissionais de equipes de saúde da família a melhorarem a qualidade dos serviços oferecidos à população.
O prefeito Marcos Coelho (PMDB) ressalta a importância da valorização do servidor municipal. “Através do PMAQ, o governo faz questão de valorizar o servidor da Saúde, revertendo o benefício à categoria e, consequentemente, à população. Queremos que a bonificação motive o trabalho das equipes, para que continuem a cumprir as metas, prestando um serviço de qualidade a todos os moradores”.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
- Aman Agronegócios e LDT Engenharia/Drakes vencem de novo e ficam próximos da classificação ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...

Vou usar a oportunidade aqui para um comentário apenas, julguem vocês se é pertinente ou não. É muito bom e produtivo investir no servidor, no entanto quando se fala em metas atingidas, sabemos que a população que mais precisa de cobertura desse PSF( programa saúde da família) ESTÁ DESCOBERTA OU SEJA FORA. Monte Moriá, Bela suíça, que são moradores do programa minha casa minha vida ou seja, (mais necessitados), não tem o agente comunitário de saúde, enquanto no bairro vizinho Portal de Fátima 2 ) que não são pessoas do minha casa minha vida e sim uma população que tem um nível social muito bom, EXCELENTES CASAS, todo dia eu vejo a agente comunitária de saúde por lá. Acho um absurdo com o dinheiro publico financiar exames tratamento dos mais abastados enquanto os pobres não são enxergados. Senhor secretario de saúde sai da sua cadeira e da uma voltinha aqui, e você vais ver o que estou falando.