Prefeitura realiza ações em alusão ao Setembro Amarelo
sáb, 17 de setembro de 2022 10:07Da Redação
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), juntamente com o Conselho Federal de Medicina (CFM), prepara, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês foi o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, porém a ação acontece durante todo o ano.
O suicídio é uma difícil realidade que atinge o mundo todo e causa grandes prejuízos à sociedade. Segundo a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, isto é, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Apesar de os números estarem diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, conforme a OMS. Praticamente todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa maneira, a maioria dos casos poderia ter sido evitada e uma das formas é falando a respeito do tema, fazendo com que ele deixe de ser um tabu e que informação de qualidade chegue tanto às pessoas que pensam em suicídio quanto àquelas que convivem com pessoas que estão pensando em tirar a própria vida.
A pedido do prefeito Renato Carvalho e da vice-prefeita, Maria Cecilia, algumas secretarias estão se mobilizando para elevar o “Setembro Amarelo Salva Vidas”, campanha de prevenção ao suicídio. As atividades que estão acontecendo durante todo o mês, tem como objetivo conscientizar a população, através de palestras, oficinas e treinamentos.
No dia 12, o secretário do Trabalho e Ação Social, Paulo Apóstolo e as técnicas da pasta ministraram um treinamento no 2º Batalhão Ferroviário.
Conforme Paulo Apóstolo, todos devem atuar ativamente na conscientização e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. “É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha”, pontuou.
Também no dia 12, a equipe do Caps I, celebrou o “Setembro Amarelo” junto com as crianças, adolescentes e familiares. O encontro teve como intuito, ressaltar a importância da valorização da vida. Houveram diversas expressões artísticas envolvendo apresentações instrumentais como violino, violão, flauta, dança e palestra motivacional, com um momento de autoestima e beleza.
“Encontros como esses são de extrema importância, pois estimulam as crianças para a prática de atividades que exalam o que há de melhor dentro delas. Estamos com várias ações de valorização da vida”, disse a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro.
A reportagem da Gazeta também entrevistou o secretário de Educação, Gilmar Chaves para saber quais são as ações da secretaria em alusão ao Setembro Amarelo. “Estamos trabalhando em conjunto com as secretarias de Saúde e do Trabalho e Ação Social, mas essa mobilização acontece durante todo o ano, inclusive temos uma equipe de profissionais que realiza o trabalho de conscientização e prevenção ao suicídio”, esclareceu.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...