Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Prefeitura realiza ação de conscientização e prevenção à tuberculose

qui, 27 de julho de 2023 08:07

Da Redação

Serão entregues nos talões de água da SAE, um informativo para que a população possa se conscientizar.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch. Essa doença prejudica prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), se bem que pode acometer outros órgãos e/ou sistemas. A forma extrapulmonar, que afeta outros órgãos, acontece com mais frequência em pessoas vivendo com HIV, especialmente aquelas com comprometimento imunológico.

Segundo o Ministério da Saúde, mesmo sendo uma enfermidade antiga, a tuberculose continua sendo um importante problema de saúde pública. No mundo, a cada ano, cerca de 10 milhões de pessoas adoecem por tuberculose. A doença é responsável por mais de um milhão de óbitos anuais. No Brasil são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

Dentre os principais sintomas da tuberculose, estão: tosse persistente por mais de duas semanas; febre baixa, sudorese noturna; emagrecimento não intencional e cansaço excessivo.

Sabendo disso, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde está promovendo uma ação de conscientização e prevenção à tuberculose. O intuito é intensificar a busca ativa de casos no município.

De acordo com a prefeitura, serão entregues nos talões de água da SAE, um informativo para que a população possa se conscientizar.

Ressalta-se que, a tuberculose é uma doença perigosa, pois pode ser confundida com uma gripe forte. O tratamento é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses.

Para se prevenir é necessário seguir algumas orientações, como: mantenha uma alimentação saudável e equilibrada; evite aglomerações em locais fechados e sem ventilação; cubra a boca ao tossir ou espirrar e procure atendimento médico se tiver contato com pessoas infectadas.

Conforme a secretária de Saúde, Soraya Ribeiro, as pessoas que apresentarem tosse persistente há mais de duas semanas, devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima da sua residência para avaliação e diagnóstico. “Com o tratamento precoce, a tuberculose é uma doença curável, em praticamente 100% dos casos diagnosticados”, explicou.

3 Comentários

Deixe seu comentário: