Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura promove palestra “A Importância da Vacinação”

sex, 23 de junho de 2023 08:03

Da Redação

A palestra acontecerá na Escola Estadual Raul Soares

A vacinação influencia o sistema imunológico do organismo, fazendo com que ele crie defesas, anticorpos especiais contra vários tipos de doenças que quando acontecem, podem causar a morte ou deixar graves sequelas na pessoa acometida.

A importância da vacinação não está apenas na proteção individual, mas no bloqueio da proliferação em massa de inúmeras enfermidades. Sabendo disso, hoje, 23, às 8h30 e às 14h30, na Escola Estadual Raul Soares, localizada na avenida Tiradentes, 135, Centro, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde realizará em dois horários, a palestra “A Importância da Vacinação “.

De acordo com a prefeitura, o encontro será ministrado pela coordenadora de imunização e vigilância epidemiológica de Araguari, Adriana Aparecida Rossini Queiroz. Além da palestra, haverá um bate-papo; um momento para que os presentes tirem suas dúvidas sobre a vacinação; atualização vacinal dos servidores (bivalente, gripe, e meningite C) e atualização vacinal dos maiores de 16 anos (bivalente, gripe, e meningite C).

É bom mencionar que, a vacina bivalente é eficaz contra novas cepas e variantes da Covid-19. A tecnologia utilizada é a de RNAm, que codifica proteínas da cepa original de SARS-CoV-2, da B.1.1.529 (ômicron) e das variantes BA.4 e BA.5.

Com relação à Influenza, no dia 19, o governo de Minas Gerais publicou que recebeu 8.476.000 doses, das quais 5.277.527 foram aplicadas (62,26%). A cobertura vacinal dos públicos prioritários (gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores da saúde, professores) é de 54,22%, sendo 46,65% entre gestantes, 59,63% entre idosos e 42,46% entre crianças. Em Araguari, até o dia 21, 38,46% da população alvo (gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores da área da Saúde e professores) recebeu a vacina.

Quando o assunto é meningite, vale lembrar que, a campanha de vacinação contra a doença termina no dia 30 de julho para todos os cidadãos que tenham 16 anos de idade ou mais e ainda não se imunizaram contra a doença.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: