Prefeitura promove ação de vacinação contra a gripe na rua Rui Barbosa
qui, 3 de julho de 2025 08:00Da Redação

Foto 1: A iniciativa segue até o dia 7 de julho.
A gripe é uma infecção respiratória aguda causada pelo vírus influenza, altamente contagioso e responsável por surtos sazonais em todo o mundo. Existem quatro tipos do vírus: A, B, C e D. Os tipos A e B são os principais causadores de epidemias em humanos — sendo o tipo A o mais agressivo, com histórico de pandemias. Esse subtipo pode infectar também aves e suínos, com variantes como A(H1N1) e A(H3N2), já circulantes entre humanos. O tipo B, exclusivo de humanos, se divide nas linhagens B/Yamagata e B/Victoria. O tipo C provoca infecções mais leves e o tipo D acomete suínos e bovinos, sem risco de transmissão para pessoas.
Os sintomas mais comuns da gripe incluem febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça. Em crianças, a febre tende a ser mais elevada; em idosos, os sinais podem ser mais discretos. A forma mais eficaz de prevenção continua sendo a vacinação anual, que protege contra as cepas mais prevalentes identificadas na temporada anterior.
Atenta ao aumento de casos de síndromes respiratórias, a Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou a Campanha de Vacinação contra a Influenza, iniciada em abril. Nesta semana, uma ação especial está sendo realizada na Rua Rui Barbosa, em frente ao Banco Mercantil, com atendimento ao público das 8h às 12h. A iniciativa segue até o dia 7 de julho e tem como objetivo ampliar o acesso da população à vacina e fortalecer a imunização coletiva.
A Secretaria de Saúde reforça que a vacinação é uma medida preventiva essencial, especialmente para crianças, idosos e pessoas com comorbidades, que estão mais vulneráveis às complicações da doença. A Influenza pode causar quadros graves. “Aproveite essa oportunidade para se proteger e cuidar de quem você ama”, destacou a pasta.

Foto 2: A finalidade da ação é ampliar o acesso da população à vacina e fortalecer a imunização coletiva.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cedro vai investir R$ 5 bilhões em logística em Minas Gerais seg, 2 de março de 2026
- ‘Apagão’ afeta 40% da indústria na Zona da Mata seg, 2 de março de 2026
- Deputados buscam novos partidos sáb, 28 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 28 DE FEVEREIRO sáb, 28 de fevereiro de 2026
- Romaria: Estádio José Lásaro de Magalhães recebe nova estrutura de cobertura sáb, 28 de fevereiro de 2026
- DIRETORIA DA ALAA FOI RECONDUZIDA PARA O BIÊNIO 2026/2028 sáb, 28 de fevereiro de 2026
- Abertura da competição contou com virada do Atlético e vitória convincente do Metal Aço sáb, 28 de fevereiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 28 DE FEVEREIRO sáb, 28 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra hoje 63 anos com programação especial sáb, 28 de fevereiro de 2026
- Minas Gerais ultrapassa 14 mil vagas de emprego no Sine; Araguari tem 50 oportunidades sáb, 28 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...