Sexta-feira, 18 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura promove ação de conscientização da endometriose e do câncer de colo de útero

qui, 23 de março de 2023 08:07

Da Redação

As ações acontecerão na UBSF Miranda

O mês de março é marcado por duas grandes celebrações: Março Amarelo, Mês Mundial de Conscientização da Endometriose e Março Lilás, Mês Mundial de Prevenção e Combate ao Câncer de Colo de Útero.

Sabendo disso, no dia 25, na Unidade Básica de Saúde da Família, localizada no bairro Miranda, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde promoverá uma ação de conscientização, com os seguintes exames: Endometriose, Papanicolau e Avaliação de Mamas.

A endometriose é uma alteração no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que cobre o útero (endométrio), em vez de serem eliminadas durante a menstruação, se movem no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar. As causas da doença ainda não estão bem determinadas.

Dentre os exames indicados para diagnosticar a doença, estão: exame vaginal e retal; ultrassom transvaginal ou endovaginal; ressonância magnética; videolaparoscopia e exame de sangue.

O Papanicolau é um teste realizado para detectar modificações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. Ele é a principal tática para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença no início, antes que a mulher apresente sintomas.

A avaliação das mamas é o exame realizado por um profissional de saúde treinado e autorizado para avaliar as mamas, pode ser um médico ou uma enfermeira. Vários métodos de exame físico são descritos na literatura médica, mas todos incluem os componentes: inspeção das mamas, palpação das mamas e linfonodos. Vale destacar que, muitos tumores na mama são diagnosticados, através do exame físico.

Ontem, 22, a reportagem da Gazeta entrou em contato com a secretaria de Saúde, Soraya Ribeiro para saber mais detalhes sobre essa ação. Segundo a chefe da pasta de Saúde, pessoas de outros bairros podem participar e os exames serão realizados em mulheres de 25 a 64 anos.

Ainda de acordo com Soraya, em outubro, mês da campanha de conscientização e prevenção do câncer de mama, outras ações como essa serão promovidas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: