Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Prefeitura pede apoio da Infraero devido a conduta incorreta de pilotos

ter, 18 de julho de 2017 05:21

por Tatiana Oliveira

De acordo com secretário de Trânsito e Transportes, as decolagens e pousos no aeródromo não são notificadas corretamente à torre de controle

O céu parece infinito, mas com tantos aviões no ar é preciso coordenar tudo muito bem para impedir que um atravesse o caminho do outro. Cuidar do tráfego aéreo não é uma tarefa simples e é essencial para evitar acidentes. Conforme o secretário de Trânsito e Transportes Luiz Antônio Lopes, ao realizarem seus pousos e decolagens os pilotos que passam pelo aeródromo de Araguari (SNAG) não estão notificando corretamente a torre de controle, o que pode gerar acidentes. “Estamos preocupados porque o pessoal aqui decola fora das normas e queremos disciplinar isso para fazerem da forma correta e evitar acidentes”, afirma.

Avisos com instruções de voo estão por todo o saguão do aeródromo

Avisos com instruções de voo estão por todo o saguão do aeródromo

 

No aeródromo de Araguari, a secretaria de Trânsito e Transportes espalhou avisos aos comandantes de voo. “Este procedimento, além de previsto na legislação em vigor, visa garantir a segurança entre aqueles que partem de SNAG e aqueles que estejam sobrevoando esta localidade”, diz um dos alertas colocados nos murais do aeródromo.

Na última quinta-feira, 13, o secretário participou da Reunião do Comitê de Segurança Operacional da TAUL para discutir sobre a situação envolvendo, segundo a ata da reunião, “tráfegos desconhecidos que operam no Aeródromo de Araguari, sem contato com os órgão de controle de Uberlândia”.

Conforme documento, na data foi explicado pela coordenadora SGSO Fernanda Rabelo que houve uma ocorrência, em março deste ano, envolvendo uma aeronave comercial e uma aeronave da aviação geral. Esta última não informou o voo para o Controle de Aproximação de Uberlândia (APP-UL), “o que demandou a realização de manobra evasiva por parte da aeronave comercial”.

O secretário e o assessor especial de Mobilidade Urbana da prefeitura de Araguari, sugeriram que fosse realizado um monitoramento da frequência da Torre de Uberlândia, a fim de identificar possíveis aeronaves que não estejam efetuando o devido contato com o órgão responsável pela área. “Quando temos conhecimento de um voo irregular o fato é denunciado à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero”, diz o secretário.

Após a reunião, o secretário em conjunto com a Infraero, decidiram organizar uma palestra para o final do mês de julho. “O intuito é passar informações sobre procedimentos que serão adotados pelos pilotos do Aeródromo de Araguari”, afirma Lopes. Segundo ele, outra palestra semelhante aconteceu no aeródromo há dois meses. “Antes que aconteça um desastre, estamos tentando organizar e disciplinar isso”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: