Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura inaugura viaduto “Maria de Fátima C. Pereira – Neguinha”

qua, 31 de agosto de 2016 05:59

Da Redação

Evento acontece a partir das 17h no bairro São Sebastião

A prefeitura realiza, nessa quarta-feira, 31, a partir das 17h, a inauguração do viaduto “Maria de Fátima C. Pereira – Neguinha”, que liga os bairros São Sebastião e Independência. A obra teve início em 2015 e foram investidos aproximadamente R$ 6 milhões.

De acordo com o secretário de Obras, Renato Cunha, estão sendo providenciados os ajustes finais. “Na terça-feira estive no local e a equipe estava concluindo o calçamento na rua dos Buritis. Também está sendo finalizada a pintura estratigráfica. As placas de sinalização foram instaladas e a iluminação está pronta para ser ligada”.

Empresa realiza os detalhes finais para entrega do viaduto

Empresa realiza os detalhes finais para entrega do viaduto

 

O secretário afirma que a população demonstra bastante satisfação com a obra. “Os moradores esperaram quase 40 anos e agora o sonho se tornou realidade. O nome do viaduto foi escolhido em memória à Maria de Fátima, conhecida como Neguinha, que lutou vários anos em prol do viaduto. Essa também foi uma luta atual do governo municipal, que enfrentou vários obstáculos, mas retomou os trabalhos e agora entrega essa esperada obra.”

O secretário comenta que o viaduto trouxe melhorias para toda a população no entorno. “Com a nova rotatória, asfalto e iluminação, os moradores tem realizado melhorias em suas próprias residências. Ficamos satisfeitos de poder compartilhar da alegria dos moradores”.

Viaduto do bairro São Sebastião

O processo licitatório para a construção do viaduto teve início em março de 2014, porém, foi interrompido pelo Tribunal de Contas, devido a uma denúncia. O processo contou com a participação de cinco empresas e apenas uma foi habilitada para a construção.

Em janeiro de 2015, a prefeitura analisou o recurso de uma das empresas e, no dia 9, definiu a vencedora do processo licitatório. O resultado foi publicado no Correio Oficial, no dia 12 de janeiro, anunciando a empresa Tecsan Engenharia, da cidade de Uberlândia, como a vencedora do processo.

A ordem de serviço foi assinada no dia 22 de janeiro e a obra teve início em seguida, com a previsão inicial de que fosse concluída em um ano. Em outubro, a equipe iniciou a montagem do esqueleto, com a fundação de 24 estacas e a confecção das caixas e concreto. A fundação terminou em novembro e a empresa continuou a obra com a instalação das 29 vigas de concreto pré-moldado, que foram utilizadas no vão central do viaduto.

Em fevereiro desse ano, foram posicionadas as vigas transversais. Essa fase estava prevista para o mês de dezembro, porém, devido ao período chuvoso, houve atraso no cronograma. Durante a instalação das vigas, a empresa realizou também a concretagem das colunas e o encabeçamento do viaduto.

A instalação das lajes nos 56 metros de extensão do viaduto ocorreu em março. Em maio, a equipe trabalhou no aterro das rampas e, em junho, iniciou a instalação das grades de segurança, que possuem aproximadamente 3 metros de altura e descem toda a extensão da rampa até a via de acesso. Nesse mesmo mês, foi realizado o ajardinamento no entorno do viaduto, confeccionadas as calçadas e instalação da iluminação.

No dia 19 desse mês, a empresa iniciou a pavimentação asfáltica do viaduto e concluiu as obras na rotatória, meio-fio e o calçamento. Com o término da parte estrutural da obra, a equipe realizou os serviços de pintura estratigráfica e os acabamentos das laterais.

O projeto foi doado pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e a obra foi realizada com recursos municipais, sendo um investimento de aproximadamente R$ 6 milhões. O viaduto ligará a rua dos Bálsamos, no bairro São Sebastião, à avenida Miguel Assad Debs, no bairro Independência. A obra facilitará o acesso dos bairros Goiás parte alta, Sewa, Mauá, São Judas, São Sebastião e Vieno ao centro da cidade. Após a entrega do viaduto, a antiga passarela será interditada e removida do local.

2 Comentários

  1. Eliane disse:

    Parece estreito demais, porque já não faz pensando no futuro. Araguari tem esse problema.

  2. Cezar disse:

    Esse viaduto nem deveria ser construido. O que deveriam é mudar o traçado da ferrovia deixando no Distrito Industrial para cargas que é muito importante, e passando a estrada por fora da cidade, pois não temos mais transporte de pessoas e não justifica essa linha dentro da cidade que cresceu. Como os políticos são fracos e morosos, neste primeiro momento foi bom para os moradores daquela parte da cidade.

Deixe seu comentário: