Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Prefeitura faz negociação para construir escola estadual e atender os residenciais Bela Suíça I, II e III

qua, 26 de abril de 2017 05:25

por Tatiana Oliveira

Terreno foi ofertado pelo município e mudança está em negociação com o governo estadual

Ontem, 25, no plenário. o vereador Levi de Almeida Siqueira (PMDB) utilizou a tribuna para apresentar um requerimento pedindo a construção de uma escola de ensino fundamental que atenda os residenciais do Bela Suíça. Após isso, ele informou que falou com o secretário de Educação e está sendo feito um trabalho de transferência da Escola Estadual Costa Sena para o bairro.

.

Hoje a escola está situada na rua Professora Lourdes Naves, 60, Centro. (FONTE: ARQUIVO DA ESCOLA)

 

Segundo o vereador, o local em que a escola se encontra não atende mais a demanda do bairro, e por isso seria interessante passar a sua estrutura para outro local que precise mais. “O Costa Sena tem uma quantidade muito pequena de alunos. Hoje ele está em uma área central e não alcança as famílias que vivem no entorno”, explica.

A ideia defendida pelo vereador é de usar o prédio para outros fins e construir um novo que atenda os residenciais do Minha Casa Minha Vida. “É uma escola grande que o município está pleiteando e nós vamos trabalhar para que a prefeitura negocie com o governo do Estado e assim receba o prédio para outra utilização. Dessa forma teremos a liberação de um terreno para que possamos construir uma escola no Bela Suíça atendendo toda a população naquelas imediações”.

Conforme apurado pela Gazeta do Triângulo, o processo está em andamento. “A demanda ali naquela região, segundo levantamento que fizemos, é de aproximadamente 600 crianças no ensino fundamental. Levando o Costa Sena para lá, por ser um colégio estadual, há inclusive a possibilidade de implantação do ensino médio também”, afirma o secretário de Educação Werley Ferreira de Macedo.

Hoje, a opção mais próxima para os moradores do Bela Suíça é a Escola Padre Damião. “Os alunos que moram no residencial precisam andar muito para estudar”, diz. O secretário de Educação estima que a obra deve custar no mínimo 2 milhões de reais para o governo estadual.

Segundo o secretário, toda a estrutura humana e material do Costa Sena seria transferida para o novo local. “Em maio vamos mandar a proposta para aprovação na Câmara, para que a construção entre no plano de obras do governo mineiro. Depois disso, o início vai depender do orçamento estadual”, explica. A reportagem tentou entrar em contato com a direção da escola para saber o posicionamento dos funcionários, mas não obteve retorno até o fechamento dessa edição.

O secretário de Educação acredita que as obras não devem demorar e afirma que a destinação do prédio do Costa Sena ainda está em discussão. “Falei pessoalmente com o superintendente regional e ele está empenhado em começar as obras o mais rápido possível. Nós estamos estudando a possibilidade de fazer uma oferta mista entre município e estado, e colocar turmas iniciais na escola também”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: