Prefeitura entrega carnes do IPTU 2022 de forma georreferenciada
ter, 27 de setembro de 2022 08:05Da Redação

Imposto Territorial Urbano
Na última sexta-feira, 23, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Fazenda divulgou que os carnes de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) estão sendo entregues.
O Imposto Predial e Territorial Urbano, como o nome sugere, é o tributo destinado às propriedades com construção no meio urbano. Isto é, ele é cobrado anualmente de todos os proprietários de casas, prédios ou estabelecimentos comerciais nas cidades.
De acordo com a prefeitura, os munícipes estão recebendo o documento de 2022 de forma georreferenciada. O georreferenciamento é a definição da configuração, dimensão e localização de um terreno em relação ao globo terrestre, usando métodos de levantamento topográfico para isso. Num estudo deste são encontradas várias informações acerca do terreno, mas algumas se destacam e são fundamentais em qualquer trabalho do gênero, são elas: limites da área; confrontações; coordenadas dos vértices definidores.
Todo projeto de georreferenciamento precisa apresentar com clareza, alguns dados, como: qual o terreno a quem ele faz divisa, o tamanho (área e perímetro) e quais suas coordenadas no globo. Tudo isso serve para quem for avaliar aquele local, sem necessidade de consultar quem produziu o projeto ou levantou aquela área.
A Secretaria de Fazenda, explicou que no sistema adotado existe a possibilidade de coletas de dados sobre a situação do imóvel (se está vago, tipo de edificação, dentre outros elementos). É bom mencionar que, nos anos anteriores, a entrega dos carnes era prejudicada por causa de problemas de endereçamento e falta de atualização do cadastro do contribuinte; mas esse método soluciona essas questões.
O secretário de Fazenda, Thiago Rafael de Faria, solicita que todos os moradores recebam os entregadores, os quais se encontram devidamente credenciados. O contribuinte poderá escolher pelo pagamento a vista, com 6% de desconto, ou dividir em cinco vezes.
O Imposto Predial e Territorial Urbano em cota única poderá ser pago até o dia 10 de outubro de 2022.
Para os cidadãos que preferem fracionar o valor, o imposto poderá ser pago em até cinco parcelas mensais e sucessivas, sendo o valor mínimo da parcela R$100,00; nos seguintes vencimentos: 1ª parcela 10/10/2022; 2ª parcela 10/11/2022; 3ª parcela 12/12/2022; 4ª parcela 10/01/2023; 5ª parcela 10/02/2023.
“A modernidade que oferece a entrega georreferenciada, traz tranquilidade para a prefeitura e para a própria comunidade. Os problemas antigos na entrega dos carnes estão sendo superados, com esse novo método implantado”, destacou o prefeito Renato Carvalho.
Ontem, 26, a reportagem da Gazeta entrou em contato com o chefe da pasta de Fazenda, para saber qual é a data limite para a entrega dos carnes de IPTU. Conforme, Thiago Rafael de Faria, a entrega dos carnes será finalizada até o dia 9 de outubro.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
