Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura de Araguari divulga elevado índice de infestação de Aedes aegypti no município

qui, 3 de fevereiro de 2022 08:25

Da Redação

 

O período de janeiro é caracterizado pelas fortes chuvas e elevadas temperaturas, e essas condições são propícias para a disseminação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya. Para a obtenção rápida de indicadores entomológico e conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde utiliza o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti – LIRAa/LIA.

“O último levantamento do LIRAa mostrou que os números são alarmantes, o que pode ocasionar uma epidemia, por esse motivo é de suma importância que a população tome as medidas de prevenção para conter a disseminação do mosquito”, disse o secretário de Gabinete, Flávio Soares.

Os cidadãos podem prevenir a proliferação do mosquito transmissor através de medidas simples, como: eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas.

A secretária Municipal de Saúde, Soraya Ribeiro, informou que, para realizar o LIRAa, o município é dividido em setores, em cada área são coletadas amostras de terrenos e residências e assim é levantada a quantidade larvária existente naquele local.

“A média geral do LIRAa em Araguari é de 4.8, o que aponta um grande risco de epidemia. Em alguns pontos da cidade o número é ainda maior, como nos bairros Alan Kardec, Jóquei Clube, Goiás (Parte Alta), Vieno, São Judas, São Sebastião, Jardim Panorama, Independência, Santiago, Araras e Vila Olímpica, onde o índice foi ainda maior, chegando à 7,6”, ressaltou a chefe da pasta da Saúde.

Foram notificados, no município, 23 casos de dengue, sendo 7 positivos e o restante ainda espera por confirmação. Ainda não houve notificação de nenhum caso de Chikungunya e a Secretaria de Saúde segue com investigação de um caso de Zika que resultou em microcefalia.

“A dengue causa um grande impacto social, pois a pessoa precisa de atendimento médico e em alguns casos de hidratação, por essa razão pedimos aos araguarinos que eliminem possíveis focos do mosquito. Vale lembrar que os casos de Zika em gestantes podem ocasionar microcefalia, surdez, ou cegueira no bebê”, destacou Soraya Ribeiro.

O coordenador do controle de Zoonoses em Araguari, Euzébio Santos, disse que o fumacê está passando onde a contaminação está mais elevada. O objetivo é controlar o índice de infestação. Outra medida de prevenção tomada pelo município são os mutirões de combate à dengue, que serão realizados nos três próximos sábados.

“Ao contrário do que muitos pensam, os principais focos do Aedes aegypti são encontrados nas residências, por esse motivo pedimos a todos que não descuidem de suas casas e eliminem possíveis criadores do mosquito. É importante esclarecer que o fumacê passa somente em locais que tenham focos do Aedes ou algum caso de dengue confirmado e que é necessário que os moradores deixem as portas e janelas das residências abertas para que possamos conseguir melhores resultados”, destacou Wellington Colenghi, assessor técnico do Departamento de Zoonoses.

Conforme o cronograma informado pelo do setor de Zoonoses, o carro do fumacê passará hoje, 3, nos bairros Independência, Santiago, Araras e Jóquei Clube. Já na sexta-feira, 4, o carro deve circular nos bairros Miranda, Paraíso, Sibipiruna e Portal dos Ipês.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: