Prefeitura de Araguari divulga edital de concessão da Estação Stevenson
sex, 4 de março de 2022 08:33Da Redação
A Prefeitura de Araguari, através da Fundação Araguarina De Educação E Cultura- FAEC publicou no dia 25 de fevereiro, no Diário Oficial do município o aviso de licitação para a concessão da Estação Stevenson.
O conjunto Arquitetônico de Stevenson fica localizado entre as cidades de Araguari e Uberlândia e foi fundado em 10 de fevereiro de 1927, às margens da BR-050. O complexo contém: Casa de Turma, Casa do Funcionário e Estação Ferroviária Stevenson. A estação foi tombada pelo Patrimônio Histórico em 2002 e passou por um processo de reestruturação em 2012, devido às condições da estrutura.
“Publicamos o edital de concessão, porque antes a prefeitura fazia o restauro do imóvel e posteriormente fazia a concessão para uma empresa, que em muitas vezes precisava fazer adaptações para poder adequar a sua estrutura de trabalho. Podemos citar como exemplo, o empresário que queria montar uma lanchonete, mas o espaço estava preparado para ser um restaurante. Entendemos que quem deve fazer o restauro e a adaptação é o concessionário”, disse o presidente da FAEC, Diogo Machado.
O edital de concessão foi publicado com o objetivo de permitir o próximo concessionário fazer as adaptações e o restauro do imóvel. Vale lembrar, que essas obras serão supervisionadas pelo Conselho de Patrimônio Histórico e pelos técnicos da Divisão de Patrimônio Histórico da FAEC.
A prefeitura criou um novo modelo de concessão onde é permitido que o empresário adeque o espaço ao seu empreendimento, preservando o patrimônio cultural.
De acordo com o presidente da FAEC, a ideia não é viabilizar recursos, a finalidade da concessão da Estação Stevenson é preservar o patrimônio e não há melhor maneira de fazer isso do que dando uso a ele. O uso efetivo do prédio acontecerá de acordo com a adaptação que o próximo concessionário fizer.
Os interessados em montar seu negócio na Estação Stevenson, que se enquadrarem nos requisitos do edital, têm até o dia 18 de março, às 15 horas para enviar sua proposta na rua Virgílio de Melo Franco nº 11, bairro Centro, CEP:38.440-114 e através do site da Fundação Araguarina de Educação e Cultura – FAEC: https://www.faec. araguari.mg.gov.br/licitacoes.
A Comissão de Licitação fará a avaliação das propostas e escolherá o concessionário vencedor. O vencedor apresentará ao Conselho de Patrimônio Histórico e à Divisão de Patrimônio Histórico, o projeto de adaptação que pretende executar. O que não impactar as leis e diretrizes do Patrimônio Histórico ser avaliado e aprovado pelo conselho.
“É importante esclarecer, que o empresário fará um investimento para o restauro e adaptação do imóvel e esse valor será amortizado no aluguel. Assim garantimos a primazia e a efetivação do uso patrimônio histórico”, finalizou o Diogo Machado.
Mais informações, pelo telefone (0**34) 3690-3220.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...
Tão lindo esse prédio, não pode ficar sem ocupação.