Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura de Araguari busca implantar sistema de reconhecimento facial em todas escolas municipais ainda neste ano

qui, 25 de novembro de 2021 09:26

Da Redação

Modelo de equipamento que faz reconhecimento do rosto de alunos.

Acontece hoje, 25 de novembro, em Araguari, no Centro de Educação Municipal (CEM) Mário da Silva Pereira, um evento intitulado “Reconhecimento facial: inovação tecnológica na educação”, realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para tratar da implantação de sistemas de reconhecimento facial no município.

Assim, a atual gestão segue buscando implementar avanços e inovações em todas as áreas da cidade. A educação não é exceção. O modelo de reconhecimento facial já foi adotado em outros lugares no Brasil e teve bons resultados.

“Primeiro ponto, visamos combater a evasão escolar, uma vez que teremos uma tecnologia de ponta, em que a criança ou adolescente passam por um aparelho de reconhecimento, durante 20 segundos aproximadamente, e isso é feito pelo Sistema Sonner – implantado na prefeitura e também na educação – sinalizando a presença do aluno no diário do professor. É um avanço na questão pedagógica e nos afazeres diários do educador”, diz Gilmar Chaves, secretário Municipal de Educação, em contato com a reportagem da Gazeta do Triângulo.

Além disso, no ato do reconhecimento, deve ocorrer também um controle na cantina escolar, registrando a quantidade exata de todos os alunos presentes na escola, permitindo que seja feita a quantidade exata da merenda, que será otimizada, gerando economia. “Ao longo de décadas, o controle nesse sentido nem sempre foi eficiente. Com essa tecnologia, geramos economia na questão da merenda escolar”, acrescentou o secretário.

Para Gilmar, o ponto central da questão é a segurança e controle dos alunos dando tranquilidade aos pais, que poderão baixar um aplicativo em seu celular ou smartphone e receber a confirmação em tempo real da entrada de seu filho no estabelecimento escolar. “De forma segura, naquele momento, o aluno adentrou no ambiente escolar. E os pais terão esse controle na palma das mãos. Ainda, teremos mais comunicação com os pais, com comunicados, marcação de reuniões, ou mesmo para utilização dos professores como facilitador do conhecimento”, pontua. “Em minha análise, o principal realmente é a segurança que os pais terão em relação aos seus filhos, sabendo que eles estão dentro da sala de aula, dentro da escola, tudo de forma digital”, concluiu.

A previsão da pasta de Educação é que o sistema seja instalado em todas as unidades escolares municipais que contemplem dos quatro anos de idade até o nono ano do ensino fundamental. Assim, todas as escolas com Fundamental I e II devem receber a tecnologia, além de creches específicas para o pré-escolar I e II. Os maternais não serão contemplados, uma vez que atendem bebês ou crianças muito pequenas.

De acordo com a Educação, já começaram a ser instalados os equipamentos e os sistemas nas escolas. Ontem, 24, eles foram implementados na escola CEM Mário da Silva Pereira e em outras quatro unidades. “Neste ano devemos contemplar todas as instituições até o fim de dezembro, para começarmos 2022 com essa tecnologia em todas as escolas. A partir da semana que vem já começamos a fazer o cadastramento dos alunos e os pais poderão acompanhar tudo de perto”, finalizou Gilmar.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: