Prefeitura contrata empresa para realização de estudo de viabilidade técnica do Aeródromo
ter, 5 de julho de 2022 08:03Da Redação
No dia 22 de junho, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo publicou no Correio Oficial, nº 1403 a contratação da empresa INFRACEA Controle do Espaço Aéreo, Aeroportos e Capacitação Ltda para realização de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental do Aeródromo.
De acordo com a prefeitura, esse estudo é indispensável para que o aeródromo tenha condições de operar dentro dos padrões de segurança determinados pela autoridade da aeronáutica e pela agência nacional de aviação civil (ANAC), assim como ao cumprimento das condicionantes impostas pela ANAC.
A reportagem da Gazeta, entrou em contato com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Karla Carvalho, para saber como funciona esse estudo. “O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental – EVTEA é um conjunto de estudos realizados para atestar a viabilidade de um empreendimento é uma etapa importante do ciclo de desenvolvimento de um projeto de engenharia, comumente utilizado em obras de grande porte do setor de infraestrutura, como o de transporte aéreo, fluvial, rodoviário, entre outros. Geralmente, os estudos de viabilidade abordam três dimensões principais: técnica, econômica e ambiental. Nesse sentido, o EVTEA é uma das fases mais importantes de um projeto de engenharia, contribuindo para o planejamento adequado do mesmo, garantindo que todas as etapas estejam em conformidade e evitando inconformidades que oneram tempo e recursos financeiros” disse a secretária.
Segundo a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, no caso do Aeroporto de Araguari, pode-se entender o EVTEA como um conjunto de estudos, composto por três relatórios contendo o levantamento da situação do aeroporto com todas as informações e dados necessários para subsidiar a elaboração dos Planos Aeroportuários (Plano Diretor Aeroportuário, Plano Básico de Zoneamento de Ruído, Plano de Controle Ambiental de Obras, Plano de Gerenciamento de Recursos Hídricos e Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos), Projetos de Engenharia e Licenciamento Ambiental do Aeroporto de Araguari, imprescindíveis para a sua regularização junto aos órgãos competentes, e retorno as condições de operação.
É importante mencionar que os relatórios entregáveis do EVTEA do Aeroporto de Araguari serão: Relatório de Levantamentos e Diretrizes; Relatório de Estudo de Cenários e Relatório de Estudo Preliminar e que os estudos perfazem um valor global de R$ 690.000,00.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...
ESSES ESTUDOS FORAM LICITADOS?