Prefeitura contrata empresa em regime emergencial para o serviço de transporte coletivo
qui, 9 de março de 2017 05:39por Stella Vieira
Estudos para a redação do edital de um novo processo licitatório tiveram início
A Comissão de Licitação da prefeitura realizou, nessa quarta-feira, 8, a abertura dos envelopes para a contratação emergencial da empresa responsável pela prestação do serviço de transporte coletivo no município. Foram duas empresas participantes e, após a análise da documentação apresentada, a CAF Transportes foi a vencedora do processo licitatório emergencial.
De acordo com André Luiz Fernandes, assessor especial de Trânsito e Transportes, o processo licitatório iniciado pela gestão anterior foi cancelado. “Havia alguns erros no edital, como a compra de mais de 70 mil passes, sendo que a demanda é de 18 mil; uma planilha afirmando que mais de 80 mil pessoas utilizavam o transporte coletivo, sendo que esse número gira em torno de 60 mil; entre outras questões”.

Apenas duas empresas entregaram o envelope e participaram do certame
A empresa Sertãozinho Transporte Coletivo (Sertran) continuou a prestação do serviço em caráter emergencial durante aproximadamente um mês. “A empresa não participou da licitação e abandonou o serviço. Automaticamente, o contrato emergencial foi cancelado e, nessa quarta-feira, fizemos um novo contrato que deve durar cerca de seis meses. Esperamos que até o final desse período, a nova licitação seja concluída”.
Os responsáveis iniciaram um estudo para redigir o novo edital do processo licitatório. “Queremos oferecer um transporte coletivo adequado ao município e que coincida com a realidade. Também iremos acrescentar o transporte coletivo gratuito na nova licitação. A nossa expectativa é que os ônibus da empresa vencedora comecem a rodar, no máximo, até a próxima segunda-feira”.
Segundo informações da Comissão de Licitação, nove empresas foram convidadas para participar do certame e apenas duas entregaram os envelopes. O edital de licitação emergencial exigia a apresentação de documentos para que a prefeitura pudesse analisar a estrutura da empresa e verificar se é capaz de suportar o contrato para a prestação do serviço de transporte coletivo.

Empresa CAF Transportes prestará o serviço no município pelos próximos seis meses
Após a abertura dos envelopes a Comissão de Licitação analisou os documentos apresentados e ambas as empresas entregaram o que foi solicitado. A equipe abriu um espaço para discussão entre os representantes da empresa e, entre as questões apontadas, foi de que nenhum dos proprietários adquiriu os veículos que serão utilizados na prestação do serviço, o que era uma das exigências do edital. O certame foi paralisado durante uma hora e, em seguida, a empresa CAF Transportes foi anunciada como a vencedora.
Situação dos trabalhadores
O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Uberlândia (Sindttrans), Cleuber Fernando da Silva, esteve na Justiça do Trabalho nessa segunda-feira, 6, e informou que os bens do proprietário da Sertran foram bloqueados. “Os funcionários não foram demitidos e estavam aguardando o resultado da licitação para que fosse dada baixa na Carteira de Trabalho e eles viessem a prestar o serviço na nova empresa”.
Cleuber Fernando ressalta que, segundo a palavra do prefeito Marcos Coelho (PMDB) todos os 64 funcionários serão contratados. “A meta do sindicato é que todos continuem empregados. Temos uma audiência agendada no dia 28 de março, na 2ª Vara do Trabalho em Araguari, para definir como ficará a questão dos trabalhadores, que ainda não receberam o ticket, vale, plano de saúde e plano odontológico. Além disso, muitos estão com duas férias vencidas.”.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Duplicação da BR 381 tem estudos seg, 8 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Boa tarde, fico me perguntando, já que o serviço está paralisado e necessita de um contrato com uma empresa, porque então não contratar um de uma vez por todas? Esses contratos emergenciais vai acabar como a gestão passada, 4 anos e nada de tranporte definitivo.
Durante o debate politico, uma das promessas da vossa excelência era a construção de um novo terminal . Eu lhe pegunto, claro eleitor , cade ? Tambem os araguarinos não podem esquecer que foi prometido a reabertura do pronto socorro . Foram tantas promessas que já passaram 3 meses , nenhuma delas foram compridas . Atenciosamente agradeço pela atenção .